Inspirado na célebre frase "devemos atravessar a vida como quem está gazeteando aula, não como quem vai à aula", de Mário Quintana, o acadêmico Ricardo L. Franco, do 7° semestre do curso de Design da Ulbra, venceu o Desafio Herval de Design de Produto, desenvolvido pelo grupo gaúcho em parceria com a Feevale.
Ricardo participou na categoria Móveis de Madeira com o projeto da mesa Través. "Tentei reproduzir na peça o conceito que representasse o jovem contemporâneo, usando uma das frases do poeta Mário Quintana. Assim, utilizei o vidro em diagonal, sobre o tampo, para simbolizar o 'atravessar', já que vivemos uma vida meio 'atravessada', ao meu ver", explicou o acadêmico.
A submissão dos trabalhos iniciou no dia 17 de junho e estendeu-se até o dia 19. As apresentações foram avaliadas entre os dias 19 e 28 de junho, tendo o resultado final divulgado no dia 2 de julho. O concurso foi aberto a acadêmicos de outras universidades, além da Feevale. No entanto, Franco conseguiu se destacar e acabou conquistando o prêmio de mil reais e uma viagem a São Paulo, para participar da Feira Brasileira de Móveis e Acessórios da Alta Decoração (Abimad).
Interesse pelo Design e a premiação
Em entrevista, Ricardo contou que o gosto em realizar atividades em programas de edição o acompanhou por muito tempo. Após ingressar no ramo do design, conheceu a área de desenvolvimento de produtos e entrou de forma sólida na profissão. O estudante sinalizou, no entanto, que ainda pretende testar as demais vertentes de seu curso. "Sou um pouco incerto quanto ao futuro, mas uma coisa eu tenho certeza: quero tentar outros concursos e me jogar nas outras áreas do design para ter convicção na hora de decidir por uma carreira profissional", ressaltou o jovem, que se disse alegre pelo resultado. "Fiquei bastante feliz por ter vencido esse concurso. Foi uma satisfação muito grande, ainda mais levando em consideração que o mercado de design móveis de alto padrão é de difícil inserção. Essa premiação foi uma grande oportunidade para começar", destacou Franco, ao ser questionado sobre a importância pessoal dessa vitória.
Agora, o projeto está sendo prototipado pela empresa, fazendo parte do banco de projetos. Após finalizar a prototipação, farão uma análise para verificar a viabilidade de inserir no catálogo deles.
Apoio dos professores e funcionalidade do curso de Design
O apoio dos professores é fundamental para trilhar uma caminhada de sucesso, desde a graduação. O estudante relembra que os feedbacks recebidos foram de suma importância na hora de desenvolver o projeto. "Sempre mostro esses projetos de concurso aos professores, pedindo opinião, porque a resposta deles costuma resolver algumas questões técnicas bem pontuais, o que é muito importante para a finalização", revelou. O acadêmico concluiu destacando a funcionalidade e multiplicidade de opções profissionais que o curso de Design da Ulbra proporciona aos seus alunos, pois, segundo ele, "o currículo do curso transita entre o design visual e de produto". Para Franco, isso é "um diferencial bacana, tanto na hora de apresentar um projeto quanto nas opções de trabalhos futuros".
Emily Ebert
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas