Uma experiência pessoal motivou a acadêmica do 6º semestre do curso de Psicologia, Jady Martins de Melo, 21 anos, a desenvolver um projeto de orientação profissional para 31 estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio André Puente, de Canoas. "Quando me formei no terceiro ano não sabia para onde ia, o que queria cursar, como me preparar para o mercado de trabalho. Isso a escola não me deu", lembra. A partir dessa necessidade, a estudante aproveitou um trabalho da disciplina de Intervenção em Grupos, conduzida pela professora Michelle Büker, para ajudar os jovens nessa fase de transição. O objetivo, de acordo com ela, era desenvolver os estudantes que estavam se formando no Ensino Médio e não tinham nenhuma experiência no seu currículo.
O trabalho começou em março e, durante 10 encontros, no turno da tarde, a acadêmica aplicou no grupo teoria e prática, abordando temas como projeto de vida, valores, interesses profissionais, como se portar em uma entrevista de emprego, os caminhos para ingressar numa universidade, como obter bolsas de estudos e como fazer cursos técnicos gratuitos, entre outros temas. "Desenvolvi uma oficina de currículos e cada um saiu da atividade com o seu", conta. Jady também fez um levantamento dos interesses profissionais dos alunos e, baseada nessas escolhas, os estimulou a montar empresas e um processo de recrutamento nas áreas.
"Com essa atividade eles aprenderam a montar visão, missão e valores de uma empresa, fazer descrição de cargos e salários, como se forma a cultura organizacional e como fazer um contrato de trabalho", exemplifica. No encerramento das atividades, em maio, os participantes ganharam certificados. "Esse certificado é assinado por mim e pela escola, que deu toda a abertura para o desenvolvimento do projeto. Hoje eles têm algo para colocar no currículo. Posso dizer que estão mais capacitados para o mercado de trabalho", concluiu.
Projeto contou com orientação
Para a condução do projeto, Jady conta que quinzenalmente tinha encontros com a professora Michelle Büker, responsável por orientá-la na escolha das atividades. A docente diz que a proposta da disciplina Intervenção em Grupos é proporcionar ao acadêmico entendimento das diversas relações grupais, o conhecimento das teorias da área e as técnicas utilizadas nos diferentes grupos psicossociais. "Como avaliação da disciplina pedi que os estudantes fizessem um projeto de intervenção em algum grupo de sua escolha. Não é exigência da disciplina colocá-lo em prática, mas desde o começo a Jady demonstrou que tinha interesse em trabalhar com essa escola", recorda.
Para a docente, a aluna demonstrou proatividade e preocupação social com a iniciativa. "Ela se saiu muito bem e, justamente por ter passado por algumas dúvidas quando fez a sua escolha profissional, resolveu ajudar", completou. Apaixonada pela área de orientação profissional, Jady revela que a experiência trouxe muitos aprendizados, como a capacidade de saber acolher o próximo. "Aprendi a trabalhar com as diferenças e pude colocar em prática tudo o que via na teoria. Hoje posso dizer que sei trabalhar com grupos. Qualquer área que for atuar, preciso saber interpretar a realidade das pessoas e esse projeto me trouxe isso", concluiu.
Marla Cardoso
Jornalista Mtb 13.219