Promover o bem na vida de outras pessoas. Foi a partir dessa reflexão que alunos das seis turmas presenciais da disciplina de Cultura Religiosa do campus Canoas foram motivados a desenvolver e executar projetos sociais nas comunidades onde vivem. Pelo segundo semestre consecutivo, o capelão geral e professor Maximiliano Wolfgramm Silva conta que a iniciativa foi incluída no plano de ensino dos docentes da cadeira.
"Ao identificar as demandas sociais, os acadêmicos desenvolveram, organizaram e executaram os projetos. Eles também precisaram produzir relatórios sobre a ação e apresentar em formato de banner", explicou. O material com o resumo das atividades pode ser conferido durante esta semana na exposição de banners no saguão do prédio 6. "Ao socializar as ações feitas por eles, vemos uma diversidade de propostas", detalhou.
Crescimento pessoal
Entre os projetos, está uma ação desenvolvida pela acadêmica do 2º semestre do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, Jéssica Franciele Siqueira, de 27 anos, que, ao lado de dois colegas, arrecadou agasalhos, alimentos e brinquedos para distribuir na comunidade onde mora, no bairro Guajuviras, em Canoas.
No dia 26 de maio, os acadêmicos reuniram cerca de 100 pessoas em uma praça do bairro promovendo, além da distribuição dos donativos arrecadados, brincadeiras para as crianças com cama elástica e pintura no rosto. Para a estudante, a proposta a fez crescer pessoalmente.
"Podemos ver com esse projeto que ainda existem pessoas boas. A mobilização que tivemos em arrecadar as coisas, em fazer cada alimento que foi distribuído no dia, a alegria de cada pessoa que ganhou uma cesta básica, o sorriso de cada criança ao ganhar um brinquedo, não teve preço", relatou.
Atitudes que fazem a diferença
Estudante do 4º semestre do curso de Letras - Inglês e Literaturas da Língua Inglesa, Nycholas Stolberg, 21 anos, cursa a disciplina de Cultura Religiosa em inglês (Religious Culture) e resgatou para a proposta um projeto que desenvolveu no ensino médio, em 2011. "Era estudante do Colégio Luterano Concórdia e toda a escola se envolveu para a arrecadação de livros. Os exemplares arrecadados foram doados para a comunidade do bairro Niterói, de Canoas", lembrou.
No banner, Nycholas produziu seu relatório falando sobre a importância da leitura e do quanto ler pode instigar e produzir conhecimento. "Foi importante para ver que podemos ser integrantes ativos na sociedade e como pequenas atitudes podem valer a pena", completou.
Para o professor Maximiliano Wolfgramm, a proposta oportuniza crescimento de competências e habilidades nos alunos. "Estimula a liderança, questões ligadas ao trabalho em equipe, planejamento, execução, avaliação de ações, além dos conhecimentos que constroem na área específica do trabalho", finalizou, adiantando que os professores da disciplina já estão avaliando a manutenção da proposta para o próximo semestre.
Marla Cardoso
Jornalista Mtb 13.219
Karoline Milbradt
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas