Um vestido azul bem cheio e uma festa com familiares e amigos. Foi assim que a jovem Dienifer Santos, de 15 anos, sempre imaginou a comemoração dos seus 15 anos. A baixa renda familiar nunca permitiu que o desejo ultrapassasse a barreira do sonho. Morando com os pais e mais sete irmãos, no bairro Niterói, em Canoas, a jovem acreditava que o aniversário, celebrado em 9 de fevereiro, passaria em branco. Porém, um projeto desenvolvido pela ONG Parceiros Voluntários, que conta com o apoio da Ulbra, tem permitido, já há 14 edições, que o baile de debutantes se torne uma realidade para meninas carentes.
O Noite dos Sonhos, como a iniciativa é chamada, começa com a seleção das jovens, que precisam integrar alguma instituição social. Depois, o grupo, que neste ano conta com 15 meninas, passa por um sessão de maquiagem e cabelo e ganha um ensaio fotográfico, trabalhos desenvolvidos voluntariamente por acadêmicos da Ulbra com a supervisão de professores.
Neste sábado, 1º de junho, a ação começou no Laboratório de Estética e seguiu no Núcleo de Produção Audiovisual (NPA) com os cliques para o book. "Muitas são atraídas pelo sonho de debutar, mas relatam que a caminhada durante o projeto é enriquecedora", destacou a coordenadora executiva da Parceiros Voluntários e integrante da Rede Nós Voluntários, Jeane Kich.
Isso porque, além da festa com tudo que uma debutante tem direito, marcada para o dia 5 de outubro na Liga Canoense de Futebol, as meninas ainda recebem orientações. Entre os temas estão mercado de trabalho, prevenção de gravidez na adolescência, malefícios do uso de drogas e violência doméstica, além de ganharem uma viagem para Gramado e terem à sua disposição atendimentos especializados estendidos à rede familiar. "Elas vivenciam momentos importantes. Para muitas, é realmente um sonho realizado", completou Jeane.
O sentimento é confirmado pelas debutantes, que relataram esperar com ansiedade o dia da festa. "Eu já tinha desistido de querer a festa. Agora que vai acontecer quero aproveitar cada momento", contou com um sorriso no rosto a moradora do bairro Guajuviras, Katiane Freitas. A amiga de projeto, Stephane Vitória, do bairro Rio Branco, diz que, além da alegria pela festa, se sentiu feliz de fazer uma sessão de fotos. "Foi maravilhoso passar por essa experiência", garantiu.
Ação social mobiliza alunos
Essa já é a sexta edição que a Ulbra participa do Noite dos Sonhos. Além dos serviços de cabelo, maquiagem e fotografia, a coordenadora de Processos da Diretoria de Extensão, Cristina Tonial, conta que o curso de Educação Física também se envolve oferecendo atividade laboral e o curso de Enfermagem promove uma palestra sobre saúde feminina, além do acompanhamento do curso de Serviço Social. "Neste ano, pelo menos 25 acadêmicos estão envolvidos. É importante para a formação deles, que terá um cunho mais social, além de podem praticar algumas teorias que aprendem durante o curso", ressaltou.
O professor do Curso Superior de Tecnologia em Fotografia, Fernando Pires, acompanhou um grupo de 11 acadêmicos durante as fotos para o ensaio das debutantes. "É interessante essa participação para os alunos terem consciência que se não fosse com a ajuda deles, muitas dessas meninas não teriam essa oportunidade. Para a autoestima delas é muito importante", destacou. O foco social da ação foi justamente o que chamou a atenção dos colegas Maurício Ferreira e Jéssica Prates, alunos do 4º semestre de Fotografia. "Conhecia outros colegas que já haviam participado, por isso resolvi me inscrever", contou a acadêmica.
Para Maurício, o curso pode se envolver em outras atividades com este cunho. "Talvez, se não fosse por essa oportunidade, não fôssemos passar por uma experiência assim", concluiu. As calouras do curso de Estética, Ysabella Maia e Natalia Breda, do 1º semestre, estavam gratas pela participação. "Trazer alegria para outras pessoas unindo um momento de aprendizado foi muito gratificante", comentaram.
Marla Cardoso
Jornalista Mtb 13.219