Na noite da última sexta-feira, 24, a Associação Canoense de Deficientes Físicos (Acadef) realizou em sua sede o evento de comemoração dos seus 35 anos de atividades. A tradicional instituição do município decidiu homenagear antigos colaboradores e empresas parceiras que foram e são responsáveis pela manutenção dos trabalhos desenvolvidos pela associação sem fins lucrativos.
A Universidade Luterana do Brasil foi uma das empresas homenageadas pela ONG. Por sua contribuição na comunicação da associação, por meio da Agex, e também com recursos humanos, a Ulbra recebeu dois selos. O diretor do campus Canoas, Leonardo Haerter dos Santos, representou a Instituição e subiu ao palco da cerimônia para receber a honraria. Segundo ele, a intenção é expandir a parceria com a Acadef. "Queremos que os nossos cursos participem mais. Temos muitas possibilidades de inseri-los aqui dentro. É importante darmos essa experiência aos nossos alunos", destacou o gestor.
Emocionada na entrega aos homenageados, a presidente da Acadef, Patrícia Marcelino, ressaltou que a organização só consegue se manter graças ao apoio da comunidade e das empresas parceiras. "São 35 anos de muito trabalho e persistência, realizado com a ajuda de todos vocês (colaboradores, parceiros e voluntários). Isso não seria possível sem o dedo de cada uma das pessoas que estão aqui hoje", disse Patrícia, que é egressa do curso de Serviço Social da Ulbra.
Importância do trabalho desenvolvido pela Acadef
Atualmente, a Associação Canoense de Deficientes Físicos (Acadef) é referência no atendimento de pessoas com deficiências físicas, sendo responsável por receber 350 pessoas por dia, de 23 municípios da região. No local, 130 colaboradores prestam serviços à comunidade. A missão da ONG é "desenvolver, capacitar e ocupar o potencial da pessoa com deficiência (PCD) na perspectiva da inclusão, da cidadania e qualidade de vida".
Para mais informações sobre a instituição, você pode acessar o site da Acadef.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS