Nesta quarta-feira, 22, os acadêmicos do curso de Medicina Veterinária concluíram, em parceria com a companhia líder em saúde animal Zoetis, a semana com atividades práticas de vacinação de cães. O serviço é disponibilizado semestralmente, quando a equipe do Hospital Veterinário recebe tutores e seus cães para avaliações e imunizações.
Referência no atendimento de animais de pequeno e grande porte, o Hospital Veterinário da Ulbra atende e presta serviços à comunidade e aos colaboradores da Instituição. Além disso, a rotina clínica proporciona que os alunos de Medicina Veterinária participem ativamente de aulas práticas e projetos extensionistas. A coordenadora do curso, Cristine Fischer, explica que o objetivo é "preparar o médico veterinário para o mercado de trabalho, e essa preparação é feita dentro do ambiente hospitalar". Segundo a docente, as ações do curso são centradas no atendimento dos animais, sejam de pequeno porte ou seja o atendimento de equinos e as questões relacionadas ao manejo dos bovinos e ovinos.
Quando questionada sobre o mercado de trabalho, Cristine destacou que o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) tem se preocupado cada vez mais com os profissionais que são enviados ao mercado de trabalho. "Há essa preocupação em torno das atividades práticas. Precisamos de cursos que oportunizem isso desde cedo. No caso da Ulbra, essas atividades se dão logo no 1º semestre", disse a docente. Ela também explicou que as aulas práticas se ajustam ao conhecimento e preparação que o aluno tem naquele momento, de forma que o profissional saia ao mercado de trabalho apto a exercer a função como um agente transformador.
Egressa é exemplo de formação de excelência
Atuando como representante comercial da Zoetis, a egressa Ana Carolina Both esteve nas atividades realizadas na segunda e na quarta-feira. Ela, que se formou em 2001 na Ulbra, exerce o cargo de Consultora de Demanda da companhia voltada ao mercado de saúde animal. Entre suas atribuições, que não são poucas, Ana Carolina explica aos parceiros quais os melhores produtos para aplicação nos animais, de acordo com a necessidade de imunização e tratamento.
Com experiência como residente nos hospitais veterinários da UFRGS e da Ulbra, a profissional decidiu migrar para a parte comercial do segmento. Apesar disso, ela diz que a mudança foi positiva. "No começo, havia um certo receio que eu não me adaptasse, pois não tinha qualquer experiência comercial, mas depois ficou claro que era bom ter uma representante que conhecesse a prática, que soubesse falar com os médicos veterinários e entendesse a rotina clínica", disse Both.
Colaboradora traz seu pet para vacinar
Recepcionista do Hospital Universitário, Geovana Daniele da Silva trouxe o seu cãozinho para imunização na aula prática do curso. A colaboradora conhece bem a rotina do local e considera importante as atividades que atendem a comunidade. "As pessoas saem daqui muito satisfeitas com o atendimento. Eu trouxe o Shark (nome do pet), pois confio nos profissionais daqui", contou a jovem.
A equipe de estudantes realizou uma avaliação minuciosa em Shark e instruiu a sua tutora em relação às vacinas que devem ser aplicadas posteriormente. Após isso, tiveram toda a paciência para aplicar as doses da medicação, já que Shark estava inquieto. Preparados para a situação, os jovens não tiveram problemas para concluir a tarefa. Todos saíram satisfeitos, no término da atividade.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS