Dizem que o amor por uma profissão pode passar de pai para filho. Esse parece ser o caso de Leonardo Bordoli Corrêa, 45 anos, e Diego Borba Corrêa, 20 anos, alunos do curso de Engenharia Mecânica Automotiva da Ulbra. Com recursos próprios e dentro da oficina mecânica da família, os dois conseguiram replicar o famoso Lotus Seven, originalmente projetado por Colin Chapman, fundador da empresa britânica de automóveis.
Natural de Santana do Livramento e residindo atualmente em Canoas, o acadêmico Leonardo Bordoli recebeu a missão de dar vida ao projeto que já é trabalhado há quase cinco anos e tomou forma há cerca de nove meses pelo curso de Engenharia Mecânica Automotiva. "Na sala dos professores, nós decidimos a linha do projeto. Com o projeto definido, isso vai para a sala de aula. A nossa ideia, a partir de agora, é trabalhar com a turma na evolução desse projeto que teve sua primeira etapa finalizada. Ou seja, a ideia principal não é montar o carro, é que os alunos passem pela experiência do projeto do carro", explicou o professor Luiz Carlos Gertz, responsável pela turma.
O carro de dois lugares e carroceria leve esteve em produção entre 1957 e 1972. Segundo Leonardo, a réplica possui algumas melhorias em relação ao automóvel original. "Refizemos todo o sistema de suspensão, reforçamos o chassi, colocamos um sistema de for link mais avançado e um motor mais potente." Tudo isso foi feito com materiais que custaram cerca de 25 mil reais e que possibilitaram a finalização do veículo, que chega a mais de 160 km/h, com aproximadamente metade do peso de um carro comum, de acordo com os testes realizados.
Automóvel ainda passará por segunda etapa de melhoramento
Apesar de ser considerado um sucesso em sua montagem, o curso pretende se unir em torno de projetos que podem otimizar a carroceria do carro e melhorar a sua performance. "Todos os alunos dessa turma têm uma forte experiência em projeto, estudam sistema de direção, chassi, suspensão, dinâmica. Esses alunos recebem o problema e precisam buscar a solução. Agora, todos eles vão trabalhar na evolução desse projeto", contou Gertz.
Entrando no processo de otimização do protótipo criado por Leonardo e Diego, o colega de curso Humberto Schmidt, do 9º semestre, destacou a importância desse tipo de atividade que une a teoria à prática. "Todo o conteúdo que vimos durante o curso está materializado aqui. Tudo que aprendemos nas cadeiras de motores, sistemas de direção, aerodinâmica, forças de frenagem. Isso é muito importante para o nosso desenvolvimento acadêmico e profissional", elogiou.
Veículo ganhou troféus em competição nacional
Após a conclusão da réplica do Lotus Seven, os alunos receberam um convite para participar da competição Pro Solo, que aconteceu na Fenac, em Novo Hamburgo, neste sábado, dia 18. Foi a 2ª edição do evento, organizado pelo Ivoti Autoclub, e que ocorreu em uma pista outdoor projetada no estacionamento do local. A competição consistiu em uma corrida que testa as habilidades dos pilotos ao volante.
Na prova, os motoristas deveriam fazer o menor tempo em um circuito de cones, onde cada cone derrubado na pista acrescentou segundos no tempo final do participante. A dupla saiu vencedora, conquistando dois troféus, como Destaque do evento e terceiro colocado na categoria Racing.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS