A 20° edição da Semana do Bebê de Canela começou neste domingo, 12 de maio no município da serra gaúcha. Até o próximo sábado, 18, a programação segue com diversas atividades, como palestras, oficinas e debates sobre a saúde dos bebês. Para 2019, o tema escolhido foi "Proteger, acolher e amar".
A Semana do Bebê é um projeto de extensão comunitária criado pela Ulbra em 2000. Foi acolhido pela Prefeitura Municipal de Canela e tornou-se lei na cidade em 2009. O evento foi criado pelos professores de Medicina da Instituição, Odon Cavalcanti e Salvador Célia e pelo radialista do município, Pedro Dias. Durante a semana, a praça João Corrêa passa a se chamar Praça da Família. No local, a comunidade poderá participar de diversas ações no encerramento do evento. A 19° edição mobilizou mais de 2,5 mil pessoas na cidade.
De acordo com a professora Aline Vivian, uma das organizadores do evento desde 2017, o objetivo da semana é promover a saúde materno-infantil, planejar e realizar intervenções de prevenção e promoção em saúde. "As atividades buscam fortalecer o desenvolvimento físico e emocional na primeira infância com a família e comunidade canelense", afirmou a docente. Para ela, a participação da Instituição em atividades como essa "favorece a inserção de acadêmicos, profissionais e comunidade em ações que integram extensão, ensino e pesquisa, em prol da promoção da saúde materno-infantil".
A Ulbra oferecerá oficinas sobre prevenção de gravidez e drogadição com os adolescentes das escolas de Canela, rodas de conversas com pais de alunos e oficinas de prevenção de acidente na primeira infância em escolas de educação infantil. "A Universidade ainda realiza o Seminário Internacional e sessão de pôsteres com trabalhos acadêmicos sobre interdisciplinaridade e gestão bebês de 0 a 3 anos. São apresentados relatos de pesquisa, intervenções e estudos teóricos", completou Aline.
A programação completa da 20° Semana do Bebê de Canela pode ser conferida clicando aqui.
Karoline Milbradt
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas