Os professores Clóvis Prunzel, Paulo Buss e Ricardo Willy Rieth, da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), e Claus Schwambach, diretor geral da Faculdade Luterana de Teologia, de São Bento do Sul, SC, ligada à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), participaram do 13º Congresso Internacional de Pesquisa de Lutero, ocorrido em Lutherstadt Wittenberg, na Alemanha, entre os dias 31 de julho e 4 de agosto.
Reunindo mais de três centenas de participantes de todos os continentes, o congresso corresponde a um dos principais e mais consolidados eventos acadêmicos sobre a história e o pensamento da Reforma, sendo realizado em intervalos de cinco anos desde 1956. Sob o lema Lutero entre Tradição e Renovação, a edição deste congresso envolveu sessões plenárias, seminário e pequenas apresentações.
Durante o encontro, o vice-reitor da Ulbra Ricardo Rieth, que faz parte do comitê científico permanente do congresso, conduziu o seminário Traduzir Lutero para Línguas, Linguagens e Culturas do Século XXI. Os docentes Buss e Prunzel apresentaram trabalhos e Schwambach participou do painel de encerramento do evento. Além da participação no congresso, eles foram recepcionados por autoridades eclesiásticas e civis. Os professores integram a Comissão Editorial Obras de M. Lutero, Obras Selecionadas, responsável pelo principal projeto de tradução e edição dos escritos do reformador na língua portuguesa.
Em 2007, na Ulbra Canoas, ocorreu a 11ª edição deste Congresso. O próximo evento mundial, ocorrerá no sul da Califórnia, Estados Unidos, em 2022, entre final de julho e início de agosto.
Acesse aqui a programação do 13º Congresso Internacional de Pesquisa de Lutero.
Acesse aqui o endereço da universidade que irá recepcionar o próximo congresso.