Educação 07/11/2023 14:07
Colégio Ulbra São Pedro vence Festival de Curtas da Reforma
Escola conquistou o primeiro lugar nas três categorias do concurso
"Cultivando o Cuidado com a Criação de Deus". Esse foi o tema do 6º Festival de Curtas da Reforma 2023. É um concurso de produção de vídeos voltado para estudantes de escolas da rede pública e privada, do ensino fundamental e médio de todo o Brasil. O Colégio Ulbra São Pedro, de Cachoeira do Sul (RS), foi o grande vencedor desta edição, nas categorias: Ensino Fundamental e Ensino Médio. Também foi o primeiro no critério de vídeo mais amado, ou mais curtido. Os membros das equipes vencedoras ganharam um relógio Xiaomi Mi Smart Band 7.
O tema deste ano promoveu reflexões sobre o uso responsável dos recursos naturais, o cuidado com os seres vivos e a obra das mãos criadoras de Deus, a qual ele entrega como bênção para todos nós, explica o capelão-geral da Aelbra/Ulbra, Maximiliano Wolfgramm Silva. Segundo o pastor, o evento teve origem na celebração dos 500 Anos da Reforma Luterana, ocorrido em 2017.
O mais curtido
O Colégio Ulbra São Pedro realizou um concurso prévio, do qual participaram 22 curtas, coordenado pelo pastor Adalberto Gross, capelão da escola. Conforme a diretora Fabiana Bulsing dos Santos, os vencedores de cada categoria disputaram o prêmio nacional. "E, ainda, no regulamento estava um critério de premiação para o vídeo mais curtido, mais amado, envolvendo as duas categorias. Também nossa escola foi a escolhida", relata a diretora.
"Valeu todo o esforço, a dedicação de alunos e professores na organização dos trabalhos. Foi um projeto interdisciplinar, de muitas mãos, onde cada um contribuiu com o seu conhecimento sob o tema que envolveu as disciplinas de Ciências, Biologia, Ensino Religioso, Cultura Digital, Língua Portuguesa e Redação", enfatiza Fabiana.
Os vencedores
1º lugar do Ensino Fundamental
Curta - A Bênção do Cuidado
Alunas do 9º ano - Alice Belmiro, Diulia Carvalho, Gabriela Haetinger, Maria Eduarda Friedrich e Maria Luiza Silveira.
Roteiro: Aborda a importância de cuidar e preservar a natureza que Deus criou. Logo no início da trama, Deus se apresenta orientando as jovens para preservar a sua criação. Duas personagens, colegas de escola e Deus, se destacam no enredo da história. Há uma personagem que não obedece à vontade de Deus. Enquanto a outra, procurar cuidar do jardim, das plantas, da natureza bela que Deus criou. No entanto, a que não obedece à vontade de Deus e não se arrepende de seus atos, tem sua vida conturbada e as coisas não dão certo. Neste momento, a colega que já vinha cuidando da criação, recebe de Deus a missão de mostrar para a sua colega as bênçãos do cuidado. A partir daí a que não cuidava tem uma mudança de vida, um arrependimento sincero e começa a cuidar também da criação de Deus.
1º lugar do Ensino Médio
Curta - Juntos pela Criação de Deus
Alunas da 3ª série do Ensino Médio: Ana Carolina Gall, Carolina Haetinger, Letícia Dickin, Lívia Gross e Sandriéli Cardoso.
Roteiro: Através de uma viagem ao futuro mostra que, em 2060, o mundo já não é mais o mesmo. O oxigênio presente na atmosfera não é suficiente para a sobrevivência dos seres vivos, levando assim à necessidade de criar cidades e espaços próprios para que plantas, animais e pessoas pudessem sobreviver. Além disso, a tecnologia evoluiu de maneira exponencial fazendo com que as inteligências artificiais se tornem mais avançadas e racionais. Os humanos lutam incessantemente para tentar encontrar uma solução para evitar o fim da vida no planeta azul. Pensando nisso, a cientista Amélia Souza envia uma mensagem para o ano de 2023, destinada à sua mãe ainda adolescente, para alertar acerca das consequências devastadoras enfrentadas no futuro. Logo, para evitar que isso se concretize, a jovem, com o auxílio de suas amigas, cria um projeto de conscientização ambiental com as turmas do Colégio Ulbra São Pedro. A campanha se expande para fora da cidade de Cachoeira do Sul, RS, e chega a toda a Rede de Escolas da Ulbra e torna-se uma proposta escolar nacional. Consequentemente, graças à ajuda das meninas, os humanos obtiveram um fôlego maior quanto à sua estadia na Terra.
Marcelo Miranda
Jornalista -- MTb. 6824