Educação 23/10/2023 11:43
Sarau Literário movimenta os alunos do Colégio São Lucas
Estudantes multiplicaram ideias e dividiram experiências nos shows
A conexão entre o pensamento e a ludicidade fortalecida com o exercício da crítica e da dramatização. Com esta proposta, o 16º Sarau Literário do Colégio São Lucas, de Sapucaia do Sul, integrante da Rede Ulbra de Educação, movimentou estudantes do Ensino Médio e a comunidade escolar na manhã de sexta-feira (20/10). Foram apresentadas quatro releituras, adaptando marcas sociais e históricas à atualidade, analisando sociedades e costumes.
Conforme a professora Débora da Costa, coordenadora do projeto em 2023, o propósito é multiplicar ideias e dividir experiências. A proposta anual do Sarau do São Lucas trata-se de uma culminância de algumas obras trabalhadas ao longo do ano com os alunos do Ensino Médio. "O objetivo é explorar o senso de liderança e produção, já que os estudantes são responsáveis por fazer o espetáculo acontecer", explica a professora de Literatura e Língua Portuguesa das três séries do Ensino Médio.
Cada aluno desempenha o papel que mais gosta, seja na interpretação ou na produção de texto, na seleção de figurino e músicas, nos custos e outras atividades, ressalta Débora. "Sinto-me realizada com os resultados apresentados a cada edição do Sarau Literário, sentimento que fomenta sair de uma edição já pensando na próxima", projeta. Este ano, a coordenadora teve a colaboração do professor Jaison Paulo Bosa.
Ampliando o senso crítico
A gerente de Políticas Pedagógicas da Educação Básica e Técnica da Rede de Escolas da Ulbra, Núrfis Vargas, participa desde o primeiro Sarau Literário do Colégio São Lucas, como supervisora escolar. Na década de 1980, ainda aluna, também participava de atividades literárias na mesma escola. "Foi muito importante para a minha vida abordar a perspectiva de quem está dirigindo um livro. Ter trabalhado autores e livros presencialmente ampliou meu senso crítico, minhas vivências e experiências", ressalta.
"É uma atividade tradicional da nossa escola, que já está na 16ª edição. O Sarau Literário é muito importante, porque aproxima os alunos do conteúdo. Além de estudar, eles fazem uma imersão nas histórias que contam, realizando releituras, dramatização, vivenciando os textos e contando as histórias através do seu ponto de vista", garante o diretor do Colégio São Lucas, Éverton Vargas.
Vargas acrescenta que "é um aprendizado muito significativo, além de ser uma fonte de descoberta e demonstração dos dons teatrais dos alunos, contribuindo na desinibição, dicção, oratória e trabalhando competências como pensamento crítico e criativo, repertório cultural, comunicação e argumentação".
As dramatizações
Turma 101
Novela juvenil A Verdade em Preto e Branco, de Antônio Schimeneck.
Turma 201 -- grupo 01
As faces do romantismo e do realismo.
Turma 201 -- grupo 02
Releitura da obra A Divina Comédia, de Dante Alighieri.
Turma 301
A tragédia da Piedade. O assassinato de Euclydes da Cunha.
Imprensa Ulbra
Marcelo Miranda
Jornalista -- MTb. 6824