Atualidade 14/06/2023 10:45
Bullying e fake news são temas de debates no Papo de Escola
Programa da Ulbra Guaíba realizou encontro com alunos do Martinho Lutero
Assuntos importantes, em discussão na atualidade, e que estudantes precisam e querem debater. As escolhas dos temas são feitas pelas gestões das escolas. No Colégio Ulbra Martinho Lutero foram abordados o bullying e as fake news. A iniciativa do Programa Papo de Escola é da Ulbra Guaíba.Nesta ação, cada professor aborda a temática por um viés diferente da sociedade, de acordo com as suas áreas de ensino.
Fake News e Ética; Fake News e Cidadania; Fake News e Responsabilidade; e Bullying na Escola: essa brincadeira não tem graça. Esses foram os temas escolhidos pelo Colégio Martinho Lutero para serem debatidos. A Ulbra Guaíba também realizou atividades no Colégio, com o objetivo de promover a integração entre professores e alunos.
Relevância social
"Para a Universidade, é importantíssimo esse vínculo com a escola da Rede Ulbra, mas, mais do que isso, é gratificante saber que temos professores do ensino superior abordando temáticas de alta relevância social de forma natural e responsável com os alunos do ensino médio", destaca o diretor da Ulbra Guaíba, José Filipe de Quadros Nunes.
O professor Tiago Ribeiro, representante do curso de Psicologia, esteve conversando com os alunos do ensino médio da Martinho Lutero no dia 24 de abril. De forma muito descontraída, abordou o tema Bullying na Escola: essa brincadeira não tem graça. No dia 4 de maio foi a vez do curso de Direito conversar com os estudantes. Os docentes Josué Emilio Möller, Alberto de Lima Wunderlich e Pedro Reinaldo Feiten realizaram um bate-papo sobre fake news.
Informações falsas
"Pensamos não somente nos nossos alunos, mas em todos os jovens que tenham usado as mídias e redes sociais, muitas vezes sem informação quando expressam suas opiniões ou escrevem suas respostas em determinadas publicações. Eles não fazem ideia de quantas pessoas irão atingir com determinada resposta e muitas vezes até replicam informações falsas", explica Grasiele Pinzon, orientadora educacional do Colégio Martinho Lutero, sobre as escolhas dos temas para o Papo de Escola.
"Até onde nós respondemos por esses atos e como podem ser responsabilizadas as pessoas que disseminam fake news?", questiona a orientadora. Ela acrescenta que o encontro "foi um momento único, pois os alunos tinham muitas dúvidas e conseguiram saná-las".
Saiba mais
As atividades do programa seguem sendo agendadas de acordo com as demandas do dia a dia dos ambientes escolares e as necessidades locais da cidade de Guaíba.
Saiba mais sobre o Programa Papo de Escola (hiperlink)
Marcelo Miranda
Jornalista -- MTb. 6824
Fernanda C. Campos
Assessora de Comunicação Social