Música 13/12/2022 09:13
Aluna do Colégio São João está na Escola de Música da Ospa
Interesse musical surgiu após estímulos dos professores da Rede Ulbra
O estímulo dos professores do Colégio Ulbra São João para as linguagens corporal, musical, plástica e escrita levou uma aluna reservada e tímida a vencer um grande desafio. Lívia Gabrielli Flores Domingues, 11 anos, que está no 5º ano do ensino fundamental, foi aprovada na Escola de Música da Ospa, da Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Fospa). "Eu acho muito legal, porque é uma escola importante. E amo música", revela Lívia.
As aulas serão no turno inverso da escola. Lívia cursará disciplinas de instrumento, teoria e percepção, prática de orquestra ou banda sinfônica, prática de canto em coro de câmara e música de câmara. Também o apoio da família foi determinante para a autoconfiança e o desenvolvimento musical da estudante, que está muito feliz porque adora cantar e tocar flauta. Conforme os pais da estudante, ela deu um grande passo em sua formação, pois integrar os grupos orquestrais da Escola de Música da Ospa proporcionará um aprendizado musical de alta qualidade que contribuirá para o seu nível de crescimento cultural e profissional.
Lívia ingressou no Colégio São João na Educação Infantil, em 2017, quando iniciou o desenvolvimento emocional, físico, psicológico e cognitivo, sempre estimulada pelos professores. Seu primeiro desafio foi apresentação teatral com o tema do circo. A partir do primeiro ano, ela ingressou no coral para desenvolver e estimular a autoconfiança e a oratória. Já em 2018, participou do "Sarau" e do "Vamos te contar uma história".
Interação
"A finalidade foi trabalhar gradativamente as possibilidades de comunicação e interação social", explica o coordenador pedagógico da Educação Básica e Técnica da Aelbra, Maikel Lucas da Silva Nascimento. "A timidez da aluna sempre foi observada pelos professores. No entanto, diante dos estímulos, ela foi aos poucos apresentando interesse musical e desenvolvendo a autoconfiança", conta o coordenador.
O retorno das professoras, nos conselhos de classe, sobre o perfil da estudante foi fundamental para o desenvolvimento de Lívia. Além disso, a integração das aulas de inglês, música e alfabetização foi um fator positivo para a linguagem oratória e musical da aluna, assim como a participação no coral e nas aulas de música, que foi determinante para o seu interesse musical. "A música é uma linguagem que a Lívia usa muito bem", garante a professora Mayara Leal. Também a professora Laís de Souza ajudou muito contribuindo com indicação de músicas e orientação para audição de Lívia.
Marcelo Miranda
Jornalista -- MTb. 6824