Esporte 13/09/2022 09:11
Geração Ulbra campeã de vôlei fará jogo dia 29/9 em Canoas
Entrada será um quilo de alimento. Estacionamento é gratuito.
Muita emoção, solidariedade e o talento de eternos campeões do vôlei. É o que promete o reencontro da geração Ulbra que conquistou três títulos da Superliga para o Rio Grande do Sul e também os demais que fizeram parte da história do time. Os ex-atletas, sendo que alguns não se veem há mais de 20 anos, farão um jogaço no dia 29 de setembro de 2022, às 18h30min, no ginásio principal do campus da Ulbra Canoas. Já são 30 nomes confirmados até agora. O público poderá ver de perto os seus ídolos. A entrada para o amistoso é um quilo de alimento não perecível e o estacionamento é gratuito.
O reencontro dos campeões dos anos dourados do vôlei gaúcho, junto com aqueles que começaram a história do time, promete muitos saques emocionantes entre amigos que não se veem presencialmente há muito tempo. Conforme Gilson Alves Bernardo, o Gilson 'Mão de Pilão', "eu e o Alex Schorr, por exemplo, tem mais de 20 anos que não nos vemos".
Equipes estão definidas
Os ex-atletas vão jogar nos times Ulbra A e Ulbra B, com camisetas azuis e vermelhas, que representam as cores da Rede de Escolas da Ulbra, no ginásio da Ulbra Canoas, o qual já foi local de grandes vitórias. "Todos os atletas estarão misturados, independentemente de terem integrado equipes campeãs", explica Gilson. O 'Mão de Pilão' foi um dos principais jogadores do primeiro e do segundo títulos da Ulbra e um dos maiores ídolos da torcida da Universidade. Segundo ele, as equipes já estão definidas, mas, por enquanto, é segredo.
São mais de 30 títulos juntos, entre brasileiros, estaduais gaúcho e paulista, copas do Brasil, no exterior, etc., informa Gilson. "Alguns querem somente participar do reencontro e não vão jogar. Serão três sets, sempre com jogadores diferentes em quadra", adianta o 'Mão de Pilão'.
Memória e comemoração
O jogo dos ex-atletas de vôlei da Ulbra, que estarão de volta para casa, é uma iniciativa e está sob a coordenação da Rede de Escolas da Ulbra. "Esse jogo vai trazer emoções para a memória de todas as pessoas que tiveram a oportunidade de vivenciar, torcer e comemorar com os atletas as conquistas da Ulbra Brasil afora", enfatiza a gerente operacional da Educação Básica e Técnica, Carin Cristina Borkert Kuchenbecker. Segundo ela, é uma oportunidade de "acender nas crianças e adolescentes o gosto pelo esporte e o incentivo à prática esportiva".
SAIBA MAIS
SUPERLIGA
A Ulbra fez parte dos anos dourados do vôlei gaúcho.
A Ulbra Canoas investiu forte no esporte e conquistou três títulos da Superliga para o Rio Grande do Sul.
* 1997/1998
* 1998/1999
* 2002/2003
Todos os títulos da Ulbra na principal competição de vôlei do país foram conquistados longe de casa.
Temporada 1997/1998
* O técnico Jorginho Schmidt transferiu-se para Canoas em 1997 e levou a equipe canoense aos dois primeiros títulos seguidos na Superliga.
* Elogiado por montar grandes elencos, Jorginho levou consigo alguns atletas que venceram a primeira edição da Superliga, como Gilson, o 'Mão de Pilão', André Heller, Celso e Marcelo Fronckowiak.
* O grupo ainda foi formado por Fink, Joel, Hernani, Jeffe, Alex Lenz, Weber, Gatin, Willian, Jonas, Fernandão, Betão e Mâncio.
* A Ulbra/Diadora superou o favorito Olympikus (RJ) no quinto jogo.
Temporada 1998/1999
* O bicampeonato da Superliga veio na temporada seguinte (1998/1999) já com a Ulbra/Pepsi.
* Com praticamente a mesma base de atletas, a equipe ainda teve Alexssandro, Bráulio, Carlos Javier, Carlos Alberto Toaldo, Guilherme Schuch, Badalotti, Itápolis, Marcel, Otelo, Roberto Ferreira.
* A Ulbra levou a Superliga ao superar o Papel Report/Nipomed, de Suzano (SP), por 3 jogos a 1.
Temporada 2002/2003
* E, em 2003, a Ulbra conquistou o tri na Superliga com Fronckowiak como técnico.
* Atletas consagrados, como o campeão olímpico em Barcelona 1992, Marcelo Negrão, e o levantador Ricardinho, campeão olímpico em Atenas 2004.
* O duelo final foi contra a Unisul (SC), onde os gaúchos levaram a melhor por 3 partidas a 0.
* O grupo ainda era composto por Riad, Renato Felizardo, Lilico, Rapha, Bozko, Dentinho, Roberto, Cris, Alan, Dante Trevisan, Roberto Minuzzi, Acácio, Tiago Peter, Duda e Jardel.
RECORDAÇÕES
Ulbra de 1997/98 era zebra
Alguns dos principais jogadores do elenco da Ulbra/Diadora que ergueram a primeira taça da Superliga em Canoas já conheciam o caminho da glória, pois duas temporadas atrás já haviam levado o Estado ao ponto mais alto do vôlei brasileiro.
Foi de virada
O ex-jogador Gilson 'Mão de Pilão' lembra que a vitória sobre o Olympikus, do ex-companheiro Carlão, teve confusão e salto alto. "Nós ganhamos uma série épica, uma virada de 3 a 2. No ginásio Tesourinha, em Porto Alegre, perdendo de 2 sets a 1 para eles, e no quarto set, no quarto jogo, eles já batendo palma para a torcida, chamando 'é campeão', nós viramos o jogo", destaca Gilson Bernardo.
Poder de recuperação
"Nós, que éramos considerados a zebra do campeonato, acabamos conquistando o título da Superliga, inclusive sobre times que tinham investimento três vezes superior ao nosso. Nossa equipe tinha poder de recuperação. Era a marca registrada", recorda André Heller.
Marcelo Miranda
Jornalista -- MTB. 6824