Combate à COVID-19 20/01/2022 08:18
Ulbra volta às aulas e apoia a campanha pela vacinação
Universidade reforça importância da campanha de imunização
A Rede Ulbra de Educação está com sua volta às aulas acontecendo de janeiro a março, em todas as unidades do País, desde a educação infantil, ensinos fundamental e médio, educação profissional, até a graduação e pós-graduação. O retorno ocorre em um momento em que aumentam os casos de COVID-19. Diante disso, a Instituição está reforçando a importância da vacinação no combate ao vírus, num cenário pandêmico em que é preciso que cada um faça a sua parte com responsabilidade.
A forma segura e eficaz de prevenir doenças e salvar vidas, segundo especialistas, é através da vacinação. Ela produz uma resposta imunológica, ou seja, proteção no nosso organismo. A comprovação está na erradicação e controle de várias doenças no mundo, como varíola, poliomielite, sequelas da rubéola em recém-nascidos e surtos de febre amarela, entre outras.
Imunização
A vacinação para crianças demorou um pouco mais para chegar ao Brasil. Por isso, ocorre uma corrida contra o tempo para imunizar os alunos dessa faixa etária. Conforme o professor do curso de Medicina, e integrante da Comissão Gestão de Risco Coronavírus da Aelbra, o infectologista Cláudio Marcel Bedun Stadnik, estamos vivendo um período mais agressivo da pandemia com a nova variante Ômicron. "O retorno às aulas gera preocupação. Não só pelas crianças que vão conviver, mas por toda a movimentação que provoca nas cidades. Pais levando os alunos e tendo aproximação com outras famílias. E isso poderia facilitar a transmissão."
No entanto, ressalta o doutor Stadnik, como já constatado em outros países, a disseminação da Ômicron alcança um pico muito elevado, mas depois cai muito rápido. "Talvez, nas próximas semanas, possa diminuir o número de casos e permitir o retorno às aulas com mais tranquilidade'', enfatiza.
"É justamente por isso que a vacinação é tão importante. Estamos vacinando muito bem os adultos, mas se não imunizarmos as crianças, elas podem servir de ponte de contaminação de outras famílias", afirma o infectologista. Segundo ele, a vacinação das crianças pode impedir ainda mais o aumento do vírus, principalmente nesse retorno às aulas.
PROTOCOLOS DE SEGURANÇA
A Rede Ulbra de Educação, cumprindo o seu papel como instituição de ensino, uniu a pesquisa e a inovação para um cenário de busca pela prevenção e contenção do vírus. Confira aqui diversas dicas de prevenção.
Neste momento de volta às aulas, a Universidade reforça a importância do aplicativo UlbraXCovid, que traz protocolos de prevenção em instituições de ensino. A ferramenta digital é uma grande aliada na prevenção à Covid-19. Gratuito e disponível para Android e IOS, é só fazer download na sua loja de aplicativos.
O app UlbraXCovid foi pensado baseado no conjunto de regras de prevenção ao Coronavírus que foi adotado pela Instituição. Antes de um estudante realizar uma atividade presencial, por exemplo, ele responde a cinco perguntas e, com base nelas, o aplicativo indica qual protocolo ele tem que seguir.
São quatro níveis e, conforme a descrição ou a característica da atividade, o aplicativo mostra qual deve ser adotado. O verde é destinado para atividades mais simples; o vermelho, para as que são mais restritivas.
A ferramenta fornece informação de uma forma moderna, rápida e interativa, apresenta quais materiais e itens de proteção devem ser utilizados para cada situação, além de também disponibilizar o arquivo PDF completo de cada protocolo.
É um conjunto de regras pensadas para funções realizadas nas escolas e campi da Ulbra e não necessita de login e senha. Ele é totalmente aberto e qualquer pessoa pode utilizar.
A Comissão de Gestão de Risco Coronavírus cuida da segurança da comunidade Ulbra em relação à pandemia da COVID-19. É presidida pela médica Miriam Silveira Heine, professora do curso de Medicina. Realiza os planos de contingência e traça estratégias para modificações estruturais.
Marcelo Miranda
Jornalista -- MTb. 6824