Parceria Positivo 16/02/2018 12:55
Gestão escolar e o cotidiano das salas de aula de 1970 aos dias atuais
Celso Klammer palestrou sobre o tema no 9º Encontro de Professores
A programação do 9º Encontro de Professores e Funcionários da Rede de Escolas Ulbra contou na manhã da quinta-feira, 15 de fevereiro, com a presença do professor, pesquisador e filósofo Celso Klammer com sua palestra Gestão da Sala de Aula: entre a organização do conteúdo e o cotidiano escolar.
A temática abordou, entre outros tópicos, as comunidades primitivas e o comportamento na época do paleolítico, onde, por não haver noção de maternidade e paternidade, a tarefa de educar era uma prática de toda comunidade. A transformação tecnológica, as mudanças na interação social e o novo processo de aprendizagem também fizeram parte da apresentação de Klammer. Ele traçou um paralelo sobre os padrões da educação de 1970 até os dias atuais, tendo como pano de fundo as mudanças nas relações, na sociedade e no próprio movimento histórico, no qual o pai deixou de ser o centro e as crianças, além de decisão de compra, exercem grande influência na família.
De acordo com Celso, as famílias se organizam de acordo com o paradigma vigente: "Cada sociedade, cada época forma um individuo de acordo com o padrão atual. Não basta (aos educadores) saber como funciona o coração, se não souber como funciona o sistema de irrigação inteiro".
Raciocínio critico, inteligência emocional, saber trabalhar em equipe e outras qualificações do trabalhador contemporâneo são características que os professores precisam desenvolver nos alunos em sala de aula. "Existe um saber além do técnico que o educador deve dominar. Ele precisa pensar na questão do seu saber pedagógico, gerenciar os conflitos e não apenas chamar a orientação. Para isto, é fundamental entender a sociedade atual, pois só assim entenderá o comportamento do aluno", destaca o filósofo.
O evento
O 9º Encontro de Professores e Funcionários da Rede de Escolas Ulbra foi realizado nas dependências da Universidade Luterana do Brasil, com o apoio do Sistema Positivo de Ensino, contou com a presença de participantes dos nove colégios do Rio Grande do Sul e três escolas comunitárias do bairro Mathias Velho, de Canoas.
A programação, além da apresentação de Celso Klammer, foi composta pelas palestras Ensinando como Jesus Ensinou, com o pastor Maximiliano Wolfgramm Silva, capelão geral da Aelbra; Ética e Relações Interpessoais na Escola, com Sílvia Fráguas; Metodologias Ativas: o centro é mesmo o aluno? Fazer e Pensar outras Práticas Pedagógicas, com Edmea Santos; Por que a Neurociência Deve ir Para a Sala de Aula? Contribuições da Neurociência para a Aprendizagem, com Carla Tieppo.
Andréia Pires
Jornalista - MTb.: 17.976