Cultura 22/09/2017 12:30
História em quadrinhos busca aproximar alunos da Reforma Protestante
Mostra é voltada para estudantes do Ensino Fundamental e Médio
Apresentar a Reforma Protestante de uma maneira criativa, estimulando a arte através de desenhos em quadrinhos, além de celebrar os 500 anos da Reforma Protestante, estimulando leituras sobre o movimento e suas implicações para a interpretação de mundo e de vida nos dias atuais. Esses são os objetivos do projeto História em Quadrinhos Reforma 500 anos, atividade promovida pela Rede de Escolas da Ulbra em parceria com a Diretoria de Extensão da Ulbra.
A ideia é que alunos dos ensinos Fundamental e Médio, que estejam devidamente matriculados nas escolas filiadas à Associação Nacional de Escolas Luteranas (Anel) do Rio Grande do Sul, que incluem as escolas da Rede Ulbra, e, também, as escolas que estão inscritas nos Jogos Luteranos deste ano, produzam histórias em quadrinhos sobre o tema Reforma Protestante.
Para participar deste projeto, é necessário que seja realizada a inscrição, que ocorre de 5 a 10 de outubro, através do link https://goo.gl/forms/CUpXMzpws1Mt18hG3.
A história em quadrinhos é um gênero textual que envolve a linguagem verbal e a linguagem visual. A diretora da Rede de Escolas, Núrfis Vargas, destaca que se aproveitou a afinidade dos alunos com este gênero para trazer à tona o tema da Reforma. "É um gênero atrativo, que facilitará a aproximação dos alunos com o conteúdo proposto, que é a Reforma", afirma.
Conforme a colaboradora da diretoria de Extensão da Ulbra, Gisele Becker, o projeto visa, também, incentivar os alunos a conhecer a história da Reforma. "De uma forma mais leve e textual, buscamos instigar a criatividade dos estudantes e fortalecer a identidade luterana. Acreditamos que teremos um número relevante de trabalhos inscritos para a mostra, visto da importância do movimento não só no aspecto confessional, mas também no social e político", afirma Gisele.
Todos os trabalhos inscritos participarão de uma exposição que será realizada entre os dias 25 e 31 de outubro no campus da Ulbra Canoas. Os estudantes receberão certificados e medalhas de participação.