Expoulbra 2015 21/10/2015 19:28
Centenas de estudantes já visitaram a Expoulbra 2015
Evento acontece no Campus Canoas até quinta-feira, 22
O grande público que visitou a Expoulbra 2015 nesta quarta-feira, 21 de outubro, participou de diversas atividades. Dentre elas estavam palestras sobre gestão de carreiras, apresentação dos cursos de graduação da Ulbra, visitas guiadas ao Museu de Ciências Naturais, mostra de pesquisa e projetos de extensão da instituição. Durante a feira, estão sendo realizados na Ulbra o XV Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica, a II Mostra de Ciências e Inovação, o III Salão de Iniciação Científica Júnior, o XXI Salão de Iniciação Científica e Tecnológica, a Feira das Profissões e o VII Salão de Extensão. O evento é aberto ao público e acontece no prédio 16. Centenas de estudantes já visitaram a feira, que acontece até quinta-feira, 22 de outubro.
Os pequenos mostraram que criança também se interessa por pesquisa. Na II Mostra de Ciências e Inovação, diversos trabalhos estão expostos no prédio 14 da Ulbra Canoas. O aluno da 7ª série do Colégio Ulbra São Lucas, de Sapucaia do Sul, Adryan Lins, está demonstrando na Expoulbra o seu trabalho sobre o sistema solar. Guilherme da Silva Rodrigues, da 5ª série do Colégio Ulbra Paz, construiu a maquete de uma cidade que é abastecida por energia maremotriz (é o modo de geração de energia por meio do movimento das marés). Para acender as luzes da maquete, ele utilizou dois galões de água, uma caixa de filme fotográfico antigo, um gerador, modem e fios. De acordo com a professora Jaqueline Maciel, da Ulbra Paz, o envolvimento dos alunos é muito grande com a pesquisa. "Eles aceitam os desafios", garante a docente.
Vestibular
Quem visitar a Expoulbra 2015 pode fazer sua inscrição para o vestibular da Ulbra com de 50% de desconto. As inscrições para o Vestibular poderão ser realizadas no estande do saguão do prédio da Ulbratech, onde estão os estandes da Feira das Profissões.
Feira das Profissões
Todos os cursos da Universidade participam da Feira das Profissões. Os estudantes das escolas que compareceram em frente ao espaço destinado ao curso de Química puderam ver bem mais do que tubos de ensaios, pipetas e buretas. Durante o período da manhã, o professor de Licenciatura em Química, Vander Ebling Samrsla, conduziu uma atividade ilustrativa que despertou grande interesse nos alunos. "Demonstrei aos estudantes como ocorre uma reação química de neutralização de ácido-base. É importante que eles compreendam que a química estuda as transformações da matéria e que ela pode ser divertida", explicou o docente.
A pequena Helena Krieser Barbier, de 9 anos, visitou a Expoulbra com os colegas do 4º ano do Colégio Ulbra Cristo Redentor. A menina não escondeu sua alegria ao fazer os primeiros experimentos químicos. "Estou achando tudo muito legal. Consegui mudar a cor da água de verde para branca", contou. A menina também ficou surpresa ao ver de perto o fóssil de um dinossauro. "Sabia que era grande. Mas não tanto".
Um dos espaços que mais vem atraindo o público da Feira das Profissões é o teste cego. Promovida pela disciplina de marketing do curso de Administração da Ulbra, a atividade consiste em um estudo sobre a influência das marcas no processo de decisão de compra de determinados produtos. De acordo com o professor titular da disciplina, Jeferson Cunha, a intenção é fazer com que o estudante tenha contato com as técnicas de análise mercadológica, fazendo uma apuração das características do produto e quais aspectos podem contribuir para o trabalho de marketing deste produto. Para o docente, a ação é uma forma de se pensar o quanto a marca influencia na escolha do consumidor. "Com esse experimento testamos a coerência entre a escolha de uma marca e a preferência na medida em que o consumidor prova um produto sem saber o que está experimentando."
Teste Vocacional
A professora dos cursos de Pedagogia e Educação nas Organizações da Ulbra, Lauraci Dondé da Silva, conduziu o teste vocacional destinado aos alunos do último ano do ensino médio. A iniciativa tem o objetivo de orientar e auxiliar na escolha da carreira profissional. "Queremos facilitar a escolha profissional dos jovens, ajudando eles a encontrarem seus interesses e suas aptidões", argumentou Lauraci. O teste vocacional está sendo oferecido para os estudantes que se inscreveram antecipadamente, nos três turnos do dia.
Visita aos Laboratórios
Um grupo de estudantes acompanhou o monitor Roberto Moraes Brondani, aluno do 8º semestre de Engenharia da Produção da Ulbra Canoas, até o Laboratório de Robótica. Lá, o técnico do laboratório, Marcio Allebrandt demostrou como funcionam os equipamentos e robôs do local.
Clique aqui para ver todas as fotos do evento
Equipe Assessoria de Imprensa e Relacionamento