Internet 29/07/2022 14:21
Estudantes são destaque em Desafio Nacional Acadêmico
Alunos conquistaram quarto lugar em atividade online com vários temas
Alunos da 2ª série do ensino médio do Colégio Ulbra São Lucas conquistaram o quarto lugar dentre todas as equipes do Rio Grande do Sul no Desafio Nacional Acadêmico (DNA). Esta é uma atividade cultural envolvendo vários temas. É realizada anualmente de forma 100% online. A Equipe Lions, premiada neste ano, é composta pelos estudantes João Alberto Martins, Sofia Picoli, Lara Silveira, Ana Clara Pereira e Alexandre Fernandes. Eles responderam corretamente a todos os 110 desafios da segunda fase e concluíram o enigma final em três horas e 17 minutos, coordenados pelas professoras Débora da Costa e Cláudia Hendres.
Conforme o diretor Everton Vargas, o São Lucas participa há dez anos do DNA. "Eu incentivo muito a participação dos alunos por entender que é uma atividade extremamente criativa, inovadora, que estimula o trabalho em equipe e valoriza os mais variados conhecimentos", afirma. Vargas acrescenta que o desafio cria maior engajamento entre os estudantes e também deles com os professores, com as famílias e até com outros amigos que não estão participando da atividade. "Eles podem pedir ajuda para qualquer pessoa e ir em busca das respostas corretas. Este ano, a escola obteve o melhor resultado e teve maior participação de alunos."
A disputa
Para resolução das três fases do DNA é permitido utilizar a internet, livros e consultar professores ou terceiros.
Primeira fase
É constituída por quatro tarefas surpresas.
Os alunos precisam produzir o material solicitado e postar as imagens e textos.
Segunda fase
São 110 desafios abordando temas específicos.
Entre estes estão: idiomas, história, Direito, raciocínio lógico, música, esportes, curiosidades, atualidades, meio ambiente, tecnologia e um tema surpresa.
De acordo com o número de acertos em cada tema, a equipe ganha uma pista, que ajudará na terceira fase.
A plataforma indica quantos caracteres deve ter a resposta correta.
Terceira fase
Surge o grande enigma final.
Formato surpresa, em que os participantes utilizam as pistas conquistadas na segunda fase.
Não há pergunta, somente as pistas e dicas que são entregues em horários determinados pela coordenação.
A plataforma não indica quantos caracteres tem a resposta correta.
"Os alunos ficam encantados e muito motivados com a oportunidade de participar, se desafiar e aprender com esse enigmático e emocionante game", diz o diretor Vargas. Segundo ele, o colégio organiza para que alguns professores acompanhem as equipes. Também disponibiliza computadores dos laboratórios de informática, embora os alunos possam participar cada um de suas casas. "Oferecemos lanches, bebidas e criamos um ambiente agradável e amigável para que haja diversão, interação e ajuda mútua entre os colegas", conclui o diretor. O desafio em 2022 foi realizado em junho.
Marcelo Miranda
Jornalista -- MTb. 6824