Modernização de espaços 13/03/2019 15:11
Os novos rumos da educação no São Lucas
Escola inaugura primeira Sala Maker da Rede
Aulas com quadro negro, giz e professores explanando conteúdo compõem uma prática de ensino que pouco a pouco vai se transformando em passado. As mudanças na educação, a evolução dos métodos pedagógicos e a transformação revolucionária da tecnologia na sociedade, fez com que as instituições repensassem sua cultura educacional para acompanhar estes novos tempos.
Atento a este cenário, o Colégio Ulbra São Lucas inaugurou a primeira Sala Maker da Rede de Escolas da Ulbra. Equipado com bancadas de trabalho, painel de ferramentas, como chaves de fendas, alicates, ferros de solda, multímetros, serras e outros materiais; o ambiente decorado com cores e ambientes que estimulam a criatividade foi pensando especialmente para estudos práticos.
"Neste espaço, a prioridade é que o aluno ponha a mão na massa e execute através da técnica os conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula", resumiu o diretor Everton Vargas.
Os professores do São Lucas passaram recentemente por uma formação, onde executaram na prática a construção de semáforos, utilizando a placa Arduíno e explorando conhecimentos de eletrônica, eletricidade, física e artes.
"O espaço é destinado a todas as turmas e será utilizado por educadores de todas as disciplinas, explorando esta metodologia ágil e ativa de educação, que transforma a sala de aula em um laboratório prático, divertido e faz com que a aprendizagem se torne muito mais significativa e concreta", concluiu o gestor educacional, que planeja, em breve, contar ainda com impressora 3D e máquina de corte a laser para ampliar e diversificar ainda mais a experiência dos alunos.
Andréia Pires
Jornalista - MTb.: 17.976