Reconhecimento 23/11/2018 16:46
Aluno do 9º ano gabarita prova de Olimpíada de Matemática
Gabriel tem 14 anos e marca episódio inédito na competição
Aluno do Colégio Ulbra São Lucas desde a educação infantil, Gabriel Vilella, de 14 anos, é motivo de orgulho para a escola, professores e colegas. A razão é justa: o aluno da Rede de Escolas da Ulbra conquistou o primeiro lugar geral na segunda edição da IF Olimpíada de Matemática (Ifomat) e gabaritou a prova do 9º ano, categoria em que concorreu. Realizada no dia 14 de julho, a competição envolveu 533 alunos do 6º ao 9º ano das escolas de Sapucaia do Sul. A premiação aconteceu no último dia 13 de novembro, no auditório do campus de Sapucaia do Sul do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).
Entenda a Olimpíada
A Ifomat é uma olimpíada de Matemática organizada pelo campus de Sapucaia do Sul do IFRS e é voltada para as escolas públicas e privadas da rede de ensino da cidade. As provas são segmentadas por séries de ensino, do 6º ao 9º ano, e recebem premiações os três primeiros classificados de cada série. O objetivo da Olimpíada, segundo o organizador da competição e professor de Matemática, Marcelio Adriano Diogo, é estimular o raciocínio lógico e a resolução de problemas. Segundo ele, a Ifomat é uma atividade colaborativa, pois permite a realização da prova em duplas, caso seja a preferência dos alunos. "Além disso, é permitido o uso de calculadora. A prova é construída tendo como base grandes eixos de ensino da Matemática e valoriza prioritariamente o raciocínio lógico dos alunos, e não tanto o conhecimento de fórmulas e/ou equações", complementa o professor. Ele ainda afirma que Gabriel é o primeiro participante a gabaritar a prova da Olimpíada. No ano passado, o estudante do São Lucas havia ficado em segundo lugar na competição, na categoria 8º ano.
"Sempre me identifiquei mais com a área das exatas."
Ao saber do resultado da Olimpíada, Gabriel confessa que ficou emocionado, mas que já esperava o resultado. "Eu imaginava que havia me desempenhado bem e, talvez, gabaritado. Estou muito feliz", diz o estudante. O aluno conta que começou a se preparar para a Olimpíada algumas semanas antes, e que recebeu o auxílio da professora de Matemática: "estudei com base na prova do 9º ano da edição passada. Minha professora, Joseane Lucas, me ajudou bastante nas questões mais complexas".
O vencedor da competição confessa que sempre se interessou mais pelas matérias que envolvem as ciências exatas, pois essa área chama a sua atenção. Além disso, Gabriel revela que quer se tornar engenheiro espacial: "sempre gostei muito de estudar sobre o espaço. É uma profissão que pretendo seguir". Enquanto o período de ingressar em uma universidade não chega, o estudante diz que pretende cursar, de forma integrada ao ensino médio, um curso técnico em Mecânica.
Colégio teve papel importante
Luciana Vilella Costa, 37 anos, é mãe de Gabriel e diz que sente orgulho e admiração pela conquista do filho. "Nunca precisamos cobrar nada, ele que sempre correu atrás dos estudos e foi dedicado, se identificando com a área das exatas. É um menino de ouro, estou sem palavras", afirma a mãe, emocionada ao saber, por telefone, que o filho foi o primeiro aluno da competição a gabaritar a prova.
A mãe conta que o Colégio São Lucas desempenhou um papel fundamental para o desenvolvimento do filho. Para ela, "o São Lucas viu um potencial que nós, pais, não enxergávamos no Gabriel. O colégio o incentivou a praticar atividades extracurriculares, como xadrez, robótica, etc. Isso foi fundamental para que ele pudesse desenvolver essa habilidade na área das exatas". Luciana conta, ainda, que o filho já conquistou, junto com a equipe do colégio, em outros anos, o primeiro lugar de um campeonato de robótica em Veranópolis e o segundo lugar em xadrez dos Jogos Internacionais Luteranos 2017, realizado pela Rede de Escolas da UIbra.
Mais dois alunos do Colégio São Lucas também receberam premiações na Ifomat 2018: Eduardo Longue e Carolina Medeiros, do 6º ano, ficaram entre os cinco melhores classificados da Olimpíada.
Fabio Andrei Kuckert Rodrigues
Estudante do curso de Jornalismo da Ulbra Canoas/RS
-
EDUCAÇÃO Rede de Escolas da Ulbra inicia a jornada pedagógica de 2025
-
EMPREENDEDORISMO NO ENSINO Colégio Ulbra São Lucas inova curso de informática com foco em IA
-
RECONHECIMENTO Professora do Colégio São Pedro é finalista do Prêmio Educação RS
-
ESPORTE Colégio São Lucas é destaque na 35ª edição do Jemusa
- « Ver mais