A proposta pedagógica da Rede de Escolas da Ulbra é fundamentada na Tendência Progressista Crítico-Social dos Conteúdos, tendo como base a concepção de que o aluno precisa da aquisição dos conteúdos como forma de preparar-se para a vida em sociedade, não sendo mero receptor, mas sim, um sujeito com condições de ser participativo e crítico em sua realidade social.
A escola deve agir como transformadora desta sociedade, preparando o aluno para o mundo adulto e o mercado de trabalho, onde é indispensável a sistematização dos conhecimentos através dos conteúdos.
O professor deve levar em conta que os alunos já vêm de uma experiência de vida onde adquiriram um saber cotidiano, sendo preciso valorizar esse saber, que na maioria das vezes não vem com uma postura crítica, e auxiliá-los a refletir a partir de suas experiências, sendo mediador do conhecimento.
Mediar é, portanto, fazer uma articulação entre o papel de condução pedagógica do professor e a autoatividade do aluno, através do conhecimento de suas habilidades cognitivas, o que acontece quando se estudam os conteúdos da matéria (LIBÂNEO, 2002).
Sendo assim, o professor tem como seu papel fundamental proporcionar aos alunos a reflexão, a análise e uma atitude crítica diante dos conteúdos, a partir de seus conhecimentos prévios, para que assim seja capaz de se posicionar criticamente diante da sociedade.