EDUCAÇÃO 11/03/2025 10:00
Ulbra vai apostar em cursos técnicos e tem novas propostas inovadoras
Modelo foi apresentado à Presidência do Conselho Estadual de Educação

Novos projetos da Aelbra, mantenedora da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), foram apresentados à Presidência do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul. São propostas inovadoras, como um centro de excelência em capacitação e treinamento profissional, com ensino médio profissionalizante, expansão da oferta de cursos técnicos de nível médio, e educação de jovens e adultos,já a partir de 2026. Também será realizada a transferência do Ensino Médio da Escola Ulbra São João, de Canoas, para o campus, ainda em 2025.
A primeira visita oficial ao presidente do Conselho Estadual de Educação do RS, Antônio Saldanha, ocorreu na tarde da última quinta-feira (6/3/2025). O superintendente de EAD e Educação Continuada da Aelbra, Carlos Lenuzza, apresentou as novas propostas, acompanhado da superintendente interina de Ensino Básico da Aelbra, Núrfis Vargas, e do diretor do Colégio Ulbra São Lucas, Everton Vargas. Também estava presente a chefe de gabinete de Saldanha, Maria da Graça Fioriolli.
Infraestrutura, saúde e tecnologia
Conforme Lenuzza, "é um esforço conjunto da Instituição e do poder público, porque são muitos cursos a serem credenciados, autorizados, além da transferência da escola, e da aprovação da oferta de EJA - educação de jovens e adultos, que fazem parte das propostas da Aelbra". Ele acrescenta que os novos cursos técnicos devem abranger as áreas de infraestrutura, saúde e da tecnologia da informação e serão oferecidos na unidade a ser criada no campus da Ulbra em Canoas e nas mantidas da Aelbra no RS. "A Ulbra está apostando, através das suas mantidas, no arranjo produtivo local e todo seu ecossistema, envolvendo a Aelbra, poder público e empresas que têm a necessidade de profissionalização, capacitação e ou qualificação, e que enfrentam, muitas vezes, dificuldades para preencher vagas por falta de técnicos habilitados", enfatiza Lenuzza.
Novos tempos de ensino
"Foi apresentado um excelente projeto em nossa sede do Conselho Estadual para a educação profissional no estado do Rio Grande do Sul. Essa proposta para a criação de cursos técnicos, coordenada pelo superintendente da Aelbra Carlos Lenuzza, é inovadora e muito rica no ensino profissional", enfatiza o presidente do Conselho Estadual de Educação, Antônio Saldanha. Ele acrescenta que a Ulbra está criando uma nova etapa nas diversas unidades. "Uma nova proposta para uma educação profissional atualizada aos novos tempos de ensino na formação profissional para diversos trabalhadores", conclui Saldanha.
Desafios e oportunidades
Enfatizando a importância da retomada da Ulbra no cenário gaúcho e nacional, a instituição reafirma seu compromisso em oferecer uma educação de qualidade alinhada às demandas da sociedade, afirma a superintendente interina de Ensino Básico da Aelbra, Núrfis Vargas. "Com um olhar estratégico para a formação profissional, a Ulbra transforma desafios em oportunidades, capacitando jovens com habilidades e competências essenciais para a empregabilidade", garante. "Dessa forma, a universidade não apenas atende às exigências do mercado contemporâneo, mas também impulsiona o desenvolvimento econômico e social, conectando talentos às necessidades reais das empresas e fortalecendo a inserção profissional de seus estudantes", acrescenta Núrfis.
Marcelo Miranda
Assessoria de Comunicação Ulbra
-
ENSINO DE QUALIDADE Rede de Escolas da Ulbra se prepara para o início do ano letivo
-
CONVIVÊNCIA REAL Alunos vivem novos momentos de conexão durante os recreios
-
EDUCAÇÃO Rede de Escolas da Ulbra inicia a jornada pedagógica de 2025
-
EMPREENDEDORISMO NO ENSINO Colégio Ulbra São Lucas inova curso de informática com foco em IA
- « Ver mais
