Novidade 09/09/2022 16:03
Alunos da Rede de Escolas da Ulbra são selecionados para PIBIC-EM/CNPq
Vagas contemplam áreas de Ciências Humanas e Ciências Exatas e da Terra
Nos dias 31 de agosto e 5 de setembro de 2022, os alunos do ensino médio dos Colégios São João e Cristo Redentor foram selecionados para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio -- PIBIC-EM/CNPq. As vagas contemplam as áreas de Ciências Humanas e Ciências Exatas e da Terra.
De acordo com a coordenadora de Pós-Graduação Stricto Sensu e Pesquisa, Profª Dra. Nádia T. Schröder, o objetivo é desenvolver atitudes, habilidades e valores necessários à educação científica e tecnológica. "Esse Programa auxilia no despertar da vocação científica e incentiva talentos potenciais, mediante sua participação em atividades orientadas por pesquisador sênior da Universidade. Estamos preocupados em formar cidadãos plenos, conscientes e participativos", destaca a coordenadora.
PIBIC-EM
O PIBIC-EM é operacionalizado pelas instituições de ensino e incentiva novos talentos à pesquisa. A bolsa de Iniciação Científica é efetuada diretamente aos bolsistas, por ordem bancária na agência indicada no CNPq e, atualmente, corresponde ao valor de R$ 100,00 (conforme tabela de valores de bolsas no país).
O aluno selecionado para participar do programa terá que executar as atividades propostas em seu plano de trabalho (definidas pelo orientador), destinar 8 horas semanais para a realização das atividades de iniciação científica na Ulbra (registrar o cumprimento do horário efetivamente realizado), participar do evento científico da Universidade e elaborar, com o auxílio do orientador, um relatório parcial e um final relatando os objetivos alcançados e as atividades desempenhadas.
Conforme a gerente de Políticas Pedagógicas da Educação Básica e Técnica, Núrfis dos Santos Vargas, o programa é culturalmente conhecido nas escolas da Rede Ulbra muito antes de o Novo Ensino Médio apresentar os eixos estruturantes. "Os nossos alunos como bolsistas PIBIC-EM já aplicavam na prática processos criativos, mediação e intervenção sociocultural, investigação científica e empreendedorismo. É uma grande oportunidade que proporcionamos aos nossos alunos", ressalta.
Thamiriz Amado
Jornalista - MTB 18.872