Releituras da Memória 22/06/2021 10:54
Colégio Ulbra São João participa do projeto Releituras da Memória
As atividades fazem parte da plataforma Árvore de Livros
O Colégio Ulbra São João é participante assíduo da plataforma Árvore de Livros desde 2020. A iniciativa busca incentivar a leitura dos estudantes desde os anos iniciais. Desta vez, a turma do 3º ano participa do projeto Releituras da Memória, que integra o programa. As atividades ressaltam a importância em relação às identidades de diferentes culturas que existem no país.
Desde o início do trimestre, os alunos estão realizando diversas atividades sobre o tema. No início, de forma remota e, agora, de maneira híbrida, ou seja, parte da turma estuda presencialmente. Entre as dinâmicas feitas, está a de leituras semanais de livros sugeridos e a realização de recontos. "Ao final do projeto, os alunos farão uma feira onde cada grupo apresentará a sua região estudada. Eles irão abordar temas geográficos e culturais de cada local", explica a professora responsável, Eduarda Reis.
As atividades foram desenvolvidas nas disciplinas de português, ciências, história e geografia. "Os estudantes tiveram contato com diferentes culturas e isso é muito importante para que sempre haja o respeito", conta a professora. Com o projeto e a leitura de algumas obras literárias como Crianças do Brasil, os alunos puderam ampliar seus repertórios de vocabulário e melhorar a oralidade.
A docente revela que os alunos estão adorando participar do projeto e o envolvimento das famílias foi fundamental para o andamento das dinâmicas propostas. "Percebo que a descoberta de outros povos, culturas e biodiversidade, tanto aqui no Brasil quanto em outros países, foi o que mais chamou a atenção dos estudantes. Eles puderam compartilhar as informações que descobriram ao longo das aulas", destaca.
O supervisor escolar, Maikel Nascimento, conta que o projeto Leituras de Memórias nasceu para celebrar os diversos tipos de identidade que formam a nossa sociedade, como as culturas negra e indígena. "Precisamos cultivar o respeito pela diversidade. Essas atividades trazem uma reflexão para os alunos sobre a nossa identidade cultural", completa. Ao longo das aulas, os alunos obtiveram muitas descobertas. "O engajamento de todos os estudantes foi maravilhoso", afirma. A turma do 3º ano está participando de um concurso em que os ganhadores participarão de um programa online exclusivo com autores do acervo.
A importância da leitura
De acordo com Maikel Nascimento, a plataforma Árvore de Livros é uma ferramenta digital que disponibiliza para os alunos do 1º ao 5º ano diversos materiais de leitura. Os estudantes têm esse grande acervo de livros disponível durante todo o ano letivo. "Somos apoiadores desse projeto, pois acreditamos que devemos fomentar o gosto pela leitura desde a educação infantil", conta.
No ambiente digital, os alunos possuem uma floresta literária. Através das leituras dos livros escolhidos, os estudantes ganham moedas para conseguirem plantar novas árvores. "Com a continuidade dessa leitura, essas árvores crescem e reflorestam um espaço que tinha sido desmatado porque as pessoas pararam de ler", finaliza o supervisor.
Karoline Milbradt Fernandes
Jornalista - 19955