Programe-se! 19/08/2020 11:53
7ª Semana da Pessoa com Deficiência e Acessibilidade inicia dia 24
Rede de Escolas terá programação online, interativa e lúdica
O já tradicional evento promovido pela Ulbra, a 7ª Semana da Pessoa com Deficiência e Acessibilidade, desta vez, será realizado no formato virtual, do dia 24 a 28 de agosto. Desde 2014 o projeto vem integrando alunos e funcionários da Rede Ulbra, trazendo conceitos importantes sobre a inclusão, direitos e métodos de ensino adaptados.
A programação do evento para a Rede de Escolas envolve os Ensinos Infantil, Fundamental e Médio, utilizando atividades integradas e histórias lúdicas como base da aprendizagem. Uma dessas histórias a ser lida para os alunos será a da Branca Cega de Neve, que os estudantes utilizarão como fonte de inspiração para criar um desenho com os pés e vendados.
Será debatida, também, a história das Paraolimpíadas e o seu significado de inclusão, além da apresentação dos alunos da Escola Especial Concórdia, especializada na educação bilíngue de surdos, relatando as suas experiências de adaptação com as atividades remotas.
Para conferir a programação completa, clique aqui.
A importância da preservação dos direitos à acessibilidade
Segundo a coordenadora do Núcleo de Acessibilidade Ulbra, Aline Bastos da Rosa, toda a pessoa com deficiência, independente de qual, deve ter direito à igualdade de oportunidades assegurada. "Isso deve começar ainda na fase escolar, a partir do contato com práticas e metodologias que garantam a acessibilidade na sala de aula" afirmou.
Dentro da Rede Ulbra existe a preocupação de promover o acesso igualitário, mesmo que no formato remoto devido à pandemia. "Durante este momento de ensino online através da plataforma Aula, a Universidade tem se preparado e buscado o auxílio do Núcleo de Acessibilidade para a comunicação em Libras com os alunos surdos", contou.
Uma das organizadoras da programação do evento, a coordenadora da Educação Básica da Ulbra, Carin Kuchenbecker, destaca que desde a implantação da Política Nacional Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, em 2008, é dever das escolas debater a temática da acessibilidade. "Por sermos uma instituição confessional, respeitar o próximo sempre foi uma premissa, uma vez que o indivíduo precisa ser respeitado enquanto ser humano" finalizou.
Emily Ebert
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas