Corrida ao pódio 24/09/2019 14:48
Empolgação marca abertura dos 25º Jogos Internacionais Luteranos
Competições iniciaram nesta terça-feira e se estendem ao longo da semana
Foi dada a largada para a corrida ao pódio dos 25º Jogos Internacionais Luteranos. A tradicional competição, que neste ano celebra Bodas de Prata, foi aberta na manhã desta terça-feira, 24, no ginásio 17 do Complexo Esportivo. A edição reunirá até a próxima sexta-feira, 27, cerca de 1,3 mil atletas, de 21 escolas do Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina, no campus Canoas da Ulbra.
O evento de abertura contou com a apresentação das delegações e da equipe de arbitragem, o carregamento da tocha olímpica, conduzido pelo pentadecacampeão mundial de levantamento de peso, o atleta da Ulbra, Carlos Artur da Rosa, juramento dos atletas em português e espanhol, homenagem aos professores que acompanham a história dos jogos, além de apresentações artísticas. No momento, o capelão geral da Aelbra, Maximiliano Wolfgramm, conduziu o devocional com uma palavra de fé aos estudantes, complementando com a oração ao atleta.
Presente na cerimônia, o reitor Ricardo Willy Rieth destacou todo o potencial que a Ulbra celebra em parceria com diversas escolas. "É mais uma linda festa, promovida pela Rede de Escolas. Estão todos de parabéns! É importante reunir tantas unidades e consagrar esse marco dos 25 anos. É muito raro uma instituição dar esse tipo de continuidade nos dias atuais. O sucesso se deve ao engajamento dos alunos, professores, funcionários e da própria Ulbra, que trabalha o ano inteiro para que isso se concretize", destacou.
Para o diretor do campus Canoas, Leonardo Haerter dos Santos, os Jogos são uma importante semana de integração. "Através de desportistas leais e com bom senso competitivo, só demonstram nossos valores luteranos, que tanto prezamos em nossa política institucional", comentou, destacando a estrutura oferecida pelo Complexo Esportivo da Ulbra para a realização das competições. Diretora da Rede de Escolas, promotora dos Jogos, Núrfis Vargas destacou que esse é um momento muito importante. "Vários parceiros integram essa celebração de abertura e, para nós, isso é muito bacana", comentou.
Atletas com muitas expectativas
Como exemplo de comprometimento com a acessibilidade, nesta edição, os árbitros também serão acompanhados em algumas partidas por intérpretes para dar orientações em campo a estudantes com deficiência auditiva na modalidade de futsal. A diretora da Escola Especial Ulbra Concórdia, de Porto Alegre, Hiltrud Elert, conta que é muito gratificante promover essa oportunidade. "Faz 19 anos que a unidade faz parte dos Jogos. Os alunos gostam muito de participar e se esforçam bastante. É uma forma de inclusão que a Ulbra promove", pontuou. Acompanhados da dirigente, Everton Tavares Silveira e Guilherme Pacheco, do 1º ano do ensino médio, e Eduardo Silva, aluno do 7º ano do fundamental, pretendem triunfar durante os três jogos da modalidade. "Estamos muito empolgados e viemos para dar nosso máximo", comentou Eduardo.
Antônio Vilar Américo, estudante do Colégio Ulbra São Lucas, que já participa pelo segundo ano da corrida ao pódio, destaca que nesse ano veio mais preparado ainda. "Não ficarei no banco no handebol. Vou dar tudo de mim", garantiu o estudante do 6º ano, que também participa das modalidades de futsal e atletismo. A aluna Lucia Leao, do Colegio San Pablo, de Montevidéu, no Uruguai, também comentou da empolgação de participar pelo segundo ano da modalidade de handebol. "Nos saímos bem no ano passado e esperamos garantir uma boa colocação neste ano também", destaca.
Durante os quatro dias do evento, os atletas competem em 10 modalidades: atletismo, basquete, futsal, futebol de campo, handebol, natação, rústica, tênis de mesa misto, vôlei e xadrez, na categoria Juvenil, e atletismo, handebol, natação, rústica e xadrez, na inserção da nova categoria, o Infantil. Já a categoria Mirim terá competições de atletismo, futsal, handebol e xadrez, todas contemplando masculino e feminino.
Neste ano, as competições contam com mudanças nos sistemas de pontuação e premiação. Todos os inscritos, titulares, reservas e professores responsáveis pela equipe que se consagrarem do terceiro ao primeiro lugar, receberão as tradicionais medalhas de ranqueamento simbólicas de bronze, prata e ouro.
Thierre Cósta
Estagiário de Jornalismo da Ulbra Canoas