Confessionalidade 04/09/2019 16:30
Líderes religiosos são convidados a compartilhar suas culturas e fé
Islamismo e Judaísmo foram abordados em encontros
Como ocorre a cada mês, capelães da educação básica e de ensino superior da Aelbra estiveram reunidos no campus Canoas, no dia 2 de setembro, para realizarem o momento de estudos, evento que integra o projeto de Educação Continuada da capelania da Aelbra.
Nesta última reunião, o grupo recebeu a visita do rabino Guershon Kwasniewski, líder da Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência (Sibra) e coordenador do Grupo de Diálogo Inter-religioso de Porto Alegre. Pessoalmente ou através de recursos digitais, os capelães tiveram a oportunidade de se aprofundarem nas questões que norteiam a cultura e fé judaica. No mês de agosto, os pastores tiveram o encontro com o sheikh Abdallah Atef Elmohamady, que tratou de assuntos sobre cultura e fé islâmicas.
Segundo o reverendo capelão-geral da Aelbra, pastor Maximiliano Wolfgramm Silva, estes encontros regulares, além de aprimorar academicamente os participantes, auxiliando na composição da disciplina de cultura religiosa, também ajudam no entendimento de como perceber o próximo. "Nós somos uma comunidade comunitária e lidamos com uma comunidade plural. Recebemos pessoas das mais diversas convicções ou ausência de convicções religiosas. Quanto mais nós conhecemos estas pessoas naquilo que é valoroso para elas, melhor nós podemos servi-las enquanto pastores e pessoas responsáveis pela confessionalidade. Esse é um movimento de poder conhecer melhor o outro para poder servi-lo melhor."
Participam dos encontros 22 capelães de todos o Brasil. Nas próximas reuniões, que ocorrem em outubro e novembro deste ano, serão abordadas outras temáticas. Para o próximo ano, a ideia é convidar outros líderes religiosos.
Adriana Marques
Jornalista - MTb. 8.354
Assessora de Comunicação e Marketing - Ulbra