Igualdade Racial 08/10/2018 09:22
Inclusão indígena é tema de palestra na Rede de Escolas
Programação acontece no dia 30 de outubro na Ulbra Canoas
Kassiane Schwingel, coordenadora do Programa de Formação e Diálogo Intercultural e Inter-religioso do Conselho de Missão entre Povos Indígenas, compartilhará sua vivência sobre o tema em apresentação promovida pela Rede de Escolas da Ulbra em parceria com a Universidade Luterana do Brasil, no próximo dia 30 de outubro, na Ulbra Canoas.
A palestra A Inclusão da Cultura Indígena contará também com a presença do acadêmico do curso de Direito da Universidade Federal de Santa Maria, Rodrigo Mariano, natural da Terra Indígena Guarita no Rio Grande do Sul, que, representando o povo Guarani M´bya, compartilhará com o público parte de suas raízes culturais e costumes.
"Embora os povos indígenas já estivessem neste território originariamente, a sociedade desconhece muitos fatos sobre eles e pouco reconhece e valoriza as suas contribuições em nossa história e modo de ser. Além do desconhecimento histórico, estes grupos têm sido invisibilizados no presente como se estivessem à margem da sociedade, sendo lembrados somente no mês de abril, quando há o Dia do Índio. Nesse sentido, pensar sobre a inclusão dos povos indígenas não tem a ver com integrá-los ao restante da população, mas sim reconhecer a sua presença e o direito de serem quem são, com seu jeito de ser e estar no mundo", adianta Kassiane sobre o tema que será apresentado.
Segundo a especialista, "incluir a temática indígena como parte do cotidiano, especialmente nas escolas, é valorizar a riqueza cultural destes povos e combater as ideias preconceituosas, ainda tão presentes".
A palestrante
Kassiane Schwingel possui graduação de licenciatura em História, além de ser especialista em Educação, Diversidade e Cultura Indígena e mestre em História. A atuação profissional da palestrante se dá diretamente com povos indígenas através do Conselho de Missão entre Povos Indígenas (Comin), onde integra o Programa de Formação e Diálogo Intercultural e Inter-religioso.
Para participar do encontro, que acontece a partir das 19h30min, no auditório 119 do prédio 6, basta realizar a inscrição gratuitamente na página do evento.
Andréia Pires
Jornalista - MTb.: 17.976