#euvounaExpoulbra 05/10/2018 18:21
Rede de Escolas participa da Mostra de Ciências e Inovação da Expoulbra
Atividade envolveu alunos de quatro escolas da Rede
Encerrando a Expoulbra 2018, alunos das escolas da Rede Ulbra vieram até a Universidade na tarde desta sexta-feira, 5, para apresentar seus projetos na V Mostra de Ciência e Inovação, como é o caso das alunas do sétimo ano do Colégio Ulbra Cristo Redentor que mostraram seu trabalho intitulado Extraordinário: uma experiência que integrou Ciências e Língua Portuguesa. Elisa Lançanova, Manuela Rocha, Gabriela Moraes, Fernanda Reiis e Caroline Hehn eram as responsáveis por um dos nove projetos que participaram da Mostra.
O trabalho das alunas foi baseado no livro Extraordinário, de P.J. Palácio, que conta a história de um menino que sofre da síndrome de Treacher Collins, uma alteração genética que compromete os ossos da face. Por causa disso, o protagonista do filme sofre bullying na escola. Pensando nisso, as meninas fizeram pesquisas e trabalhos sobre preceitos, frases que podem alegrar o dia das pessoas. O projeto mescla matérias de português, onde foram feitas reflexões, e ciências, pelo estudo de algumas síndromes.
Na apresentação, as estudantes explicaram o que é o bullying, quais são os seus tipos e os impactos. "Nós aprendemos com esse projeto que o bullying é muito sério e machuca as pessoas. Todo mundo tem que tentar espalhar o máximo de amor possível porque nunca sabemos pelo que a outra pessoa já passou", conta Elisa.
A professora Kátia Santos, do Colégio Cristo Redentor, trouxe seus alunos do 3º ano que apresentaram o projeto Abelhas, como seria o mundo sem elas? As crianças explicaram a importância das abelhas para o meio ambiente. "Isso desenvolveu nos estudantes a consciência do meio ambiente e o equilíbrio ecológico. Eles acabam perpetuando o que estão aprendendo para o resto da escola. Pretendemos dar continuidade no projeto", explicou a docente.
De acordo com a assessora de Projetos da Rede de Escolas da Ulbra, Carin Kuchenbecker, a mostra serve para iniciar a produção de projetos de pesquisa desde a educação infantil. "Nós trazemos as escolas para mostrar um pouco do que é feito na sala de aula", explica. Os trabalhos apresentados na Universidade serão avaliados por professores da graduação da Ulbra e o destaque da feira representará a Instituição na Mostratec.
Karoline Milbradt
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas