Educação tecnológica 26/09/2018 20:03
Campeonato de robótica movimenta os Jogos Internacionais Luteranos
Competição aconteceu na tarde desta quarta-feira, 26
Os Colégios Ulbra São Lucas, de Sapucaia do Sul, e Ulbra São João, de Canoas, participaram, nesta quarta-feira, 26, do campeonato de robótica que integra a programação do 24º Jogos Internacionais Luteranos. As escolas participantes desenvolvem um projeto de educação tecnológica como componente curricular do ensino fundamental. Por meio do projeto, os estudantes estimulam o raciocínio lógico e o trabalho em equipe.
Para o cumprimento das tarefas, os competidores receberam um kit com peças para a montagem de seus robôs e uma série de atividades que seus equipamentos devem executar. As disputas exigem que os robôs realizem demonstrações de força e velocidade.
A primeira das tarefas, chamada de "Sumô", consiste em empurrar o robô adversário para fora das marcações estabelecidas pelos organizadores. Além dessa modalidade, há também a disputa do "cabo de guerra" e deslocamento de objetos. Os vencedores de cada segmento foram premiados com uma medalha.
Este é o terceiro ano em que estão sendo realizadas as competições nesta categoria. O orientador técnico pedagógico responsável pelo projeto nas escolas, Cláudio Amorim, explica que o intuito do campeonato é relacionar o conteúdo que os alunos têm em sala de aula com a prática.
Existem diversas competições como esta pelo estado, a fim de demonstrar as habilidades dos estudantes na montagem e domínio dos comandos dos robôs. Felipe Santos de Oliveira, de 13 anos, já participou de outras quatro competições deste tipo, três delas fora de Canoas. O aluno do Colégio Ulbra São João levou para casa, hoje, mais duas medalhas. "Essa prática ajuda a desenvolver o raciocínio. As provas te fazem pensar sobre cada estratégia para conseguir completar a tarefa", explica Felipe.
Dionatan Santos
Estagiário de Jornalismo da Ulbra Canoas