Presença ilustre 23/05/2018 14:29
Árbitro de tênis da Olimpíada Rio 2016 atuará nos Jogos Luteranos
Nicolas Sanchez será árbitro das disputas no mês de setembro
Ele já apitou jogos de tênis de craques da modalidade como Guga, Nadal, Djokovic, Del Potro, Murray e das irmãs Willians. Mas, de 25 a 28 de setembro deste ano, o árbitro Nicolas Sanchez estará apitando as disputas da modalidade nos Jogos Luteranos 2018, que serão realizados no Complexo Esportivo da Ulbra Canoas.
A experiência internacional de Sanchez, que inclui os Jogos Olímpicos Rio 2016, contribuirá bastante, já que uma bolinha de tênis pode atingir a velocidade de 220 km/h em um pequeno espaço de tempo durante as competições. Sua participação no evento representará ainda seu retorno à Universidade, pois ele é egresso do curso de Educação Física da Ulbra Canoas.
Nesta entrevista exclusiva, Sanchez fala sobre suas expectativas para os Jogos Luteranos.
Rede de Escolas - Como foi o convite para trabalhar na arbitragem dos Jogos Luteranos 2018?
Sanchez - O convite veio da coordenação do evento, que contou com o auxílio do meu amigo e professor de tênis Fábio Rosa e também do José Rogério Ubatuba, da empresa ASA Sports, que cuida da área de arbitragem do evento.
Rede de Escolas - O que representa atuar em uma competição como os Jogos Luteranos?
Sanchez - Representa muito, pois uma disputa escolar constitui-se em uma das bases de formação do esporte, e é aí que devemos dar maior ênfase para futuramente termos orgulho de comentar que aquele atleta passou nas quadras onde estávamos arbitrando.
Rede de Escolas - Existe a chance de descobrir algum novo talento da modalidade no evento esportivo?
Sanchez - Claro que sim! Numa competição escolar com certeza há grandes talentos desconhecidos esperando para serem descobertos. Em toda competição existe a chance de acharmos alguém talentoso.
Rede de Escolas - Além da Olimpíada Rio 2106, quais foram os principais torneios em que já atuaste como árbitro em nível internacional? Já apitaste em outras Olimpíadas além da Rio 2016?
Sanchez - Além das Olimpíadas, que é o maior evento esportivo do planeta, e que me orgulho muito de ter sido convocado entre os 120 melhores árbitros do mundo, considero todas competições importantíssimas. Entretanto, existem aquelas que nos marcam mais como: Jogos Panamericanos Rio 2007, Copa Davis, ATP 500 Rio, ATP 250 Brasil Open, entre outros.
Rede de Escolas - Quais são as principais características que um bom árbitro precisa ter? E quais são as maiores dificuldades que um árbitro de tênis enfrenta para assinalar de forma correta as marcações?
Sanchez - A maior característica que um árbitro deve ter é a capacidade de concentração. Num saque, quando a bola atinge a velocidade de 220 km/h, o árbitro terá milésimos de segundos para ver se a bola foi fora ou dentro. Claro que tudo isso fica mais fácil quando ocorre a prática deste exercício para o aperfeiçoamento do árbitro.
André Bresolin
Jornalista MTb 18.183