Semana dos Povos Indígenas 2018 06/04/2018 12:03
Cultura Indígena na pauta da Rede de Escolas
Exposição busca descaracterizar estereótipos no ambiente escolar
A Rede de Escolas da Ulbra iniciou no dia 3 de abril sua programação alusiva à Semana da Cultura Indígena com a abertura da exposição Crianças Indígenas, disponível para visitação até a próxima segunda-feira (9), no saguão do prédio 6 da Universidade Luterana do Brasil em Canoas. A iniciativa é fruto da parceria com o Conselho de Missão entre Povos Indígenas (Comin) que tem por principal missão promover a cultura indígena, descaracterizando estereótipos.
A mostra foi desenvolvida juntamente com o material de trabalho do ano de 2018, retratando a realidade atual das crianças nas aldeias para que se desenvolva uma visão mais atual e justa sobre a cultura destes povos, desconstruir a imagem do indígena na selva.
Apresentação do tema
Em reunião com supervisores das escolas da Rede de todo Brasil, Kassiane Schwingel, coordenadora do Programa de Formação e Diálogo Intercultural e Inter-religioso, lamentou a falta de materiais adequados para trabalhar o tema em sala de aula e da importância de se mostrar aos alunos que a evolução faz parte do processo natural de todos os seres. "A cultura indígena também mudou, estamos em 2018. Não dá para querer ver as coisas como eram no passado. Hoje, ser indígena é se reconhecer como indígena e a sociedade o reconhecer desta forma", explicou a mestre em História.
O projeto busca conscientizar educadores sobre a forma correta de trabalhar a temática durante as celebrações alusivas à data que acontecem entre 15 e 21 de abril, através da apresentação de materiais explicativos e da distribuição do caderno Pindoty, Irapuá e Guapoy: Três comunidades Guarani Mbya lutando pela terra. "Ensinem as crianças a não ter pena! Pena é um sentimento tão pobre para um povo tão rico. São sujeitos com uma cultura tão diferente da nossa, mas tão rica como. É preciso olhar e entender: eu não quero viver como eles, mas respeito" destacou a também especialista em Educação, Diversidade e Cultura Indígena.
Sobre o Comin
O Conselho de Missão entre Povos Indígenas, com sede em São Leopoldo (RS), é um órgão da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, criado em 1982, com a finalidade de assessorar e coordenar o trabalho da IECLB junto aos povos indígenas de todo Brasil. Atuando junto às aldeias, criando parcerias e dando apoio nas áreas da educação, saúde, terra, organização e autossustentação, através de seus profissionais de pedagogia, teologia, pastoral, direito, enfermagem e medicina, assistência social, agronomia e outras, em sete campos de trabalho.
Andréia Pires
Jornalista - MTb.: 17.976