Celebração do Dia das Crianças 04/10/2017 11:25
Musical ensina de forma divertida como manter uma alimentação saudável
Peça Forte e Grandão foi apresentada a alunos das escolas da Ulbra
"Banana e mamão, carne, ovo, leite e pão. Uma boa alimentação para crescer forte e grandão", cantava a atriz porto-alegrense, Priscila Almeida, enquanto dançarinos fantasiados de frutas faziam uma coreografia, no auditório do prédio 11 do campus Canoas. A cena integra a peça Forte e Grandão, espetáculo infantil que, nesta terça-feira, dia 3 de setembro, reuniu mais de 400 alunos de séries iniciais de unidades da Rede de Escolas da Ulbra para um divertido show educativo.
De acordo com a atriz, que também dirige os números musicais e assina o roteiro do espetáculo, o objetivo principal é o de ensinar as crianças sobre hábitos alimentares, higiene pessoal, além de tratar das fases da vida, estimulando os pequenos a viverem o tempo certo de todas as coisas. Priscila conta que, em meados de 2014, ela e seu companheiro de palco, o ator Rodrigo Girard, decidiram montar um show itinerante em instituições de Educação Básica.
Na época, o desafio era o de dialogar com temas normalmente abordados em turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. "É um assunto chato, nenhuma criança gosta de ouvir que precisa comer cenoura, mas se trouxermos um abacaxi gigante, um figurino alegre e contamos uma história, elas entendem tudo direitinho", revela a artista, que há mais de cinco anos desenvolve projetos no Instituto Cultural e Artísitico Filadélfia (ICAF), em Porto Alegre (RS).
O feedback sempre é muito positivo, garante a bacharel em Artes Cênicas. "Uma avó nos disse que ao recusar um doce, o seu neto disse que já tinha escovado os dentes e que por isso não podia aceitar a guloseima. O menino não levou uma lição de moral, aprendeu brincando", comentou Priscila ao término da apresentação.
A diretora da Rede de Escolas da Ulbra, Nurfis Vargas, enfatiza a importância dessas atividades para a formação dos estudantes. "Nós procuramos contemplar, não apenas a questão pedagógica, mas também a cultural. Através do teatro, nós estamos trazendo hábitos importantes para a vida dos alunos, ao mesmo tempo em que também trabalhamos a nossa base nacional comum", pontua a gestora, que conheceu o espetáculo através de um material didático multimídia comercializado nas apresentações. Ao todo, oito Unidades da Rede participaram da atividade.
Marcus Perez
Jornalista MTb 17.602