Festival incentiva a leitura 19/09/2017 09:08
Book Trailer alcança recorde de inscrições neste ano
Premiação dos melhores vídeos acontece no dia 19 de outubro
O IV Festival Book Trailer, promovido pelo projeto de extensão Fome de Ler, do curso de Letras da Ulbra Canoas, acaba de divulgar o número de vídeos inscritos nesta edição. Concorrem à premiação neste ano, 91 produções, número recorde de inscritos. Na proposta, cada equipe participante do Festival deve desenvolver um trailer de alguma obra literária trabalhada durante o ano pela iniciativa. O objetivo é estimular em crianças e adolescentes a união entre a literatura e o universo digital, despertando o interesse da leitura em uma geração que já nasceu conectada.
Participam da 4ª edição do festival 16 escolas municipais e o colégio São João, da Rede de Escolas da Ulbra. Durante o mês de setembro, as escolas participantes realizarão suas votações individualmente, em um momento onde toda comunidade escolar se reúne para escolher os melhores trabalhos. As produções são divididas nas categorias Mirim (1º ao 5º ano do ensino fundamental), Junior (6º e 7º ano do ensino fundamental) e Juvenil (8º e 9º ano do ensino fundamental e ensino médio).
Após o processo de votação em cada instituição de ensino, os resultados parciais serão emitidos à professora Angela da Rocha Rolla, coordenadora do projeto, que realiza a soma final para a premiação. As equipes que obtiverem as maiores pontuações serão destacadas no dia 19 de outubro, em cerimônia na Estação do Livro, localizada na Ulbra Canoas.
A coordenadora da ação conta que, nesses quatro anos de existência, as educadoras vêm confirmando a eficácia do projeto no ambiente escolar. "Elas relatam que, após os estudos de autores para a produção dos vídeos, as obras não param mais nas prateleiras das bibliotecas. Acontece uma forte identificação e adesão por parte dos estudantes", afirma Angela Rolla.
Para ela, outro fator de ganho para a educação com a proposta é a maior integração entre professores e alunos, que se envolvem firmemente na ideia. "O processo permite que se crie uma rede de disseminação de conhecimento, projetando uma afeição pela leitura que ultrapassa a matriz curricular comum", completa. Além disso, os profissionais também recebem formações sobre as plataformas para produção do material.
Saiba mais sobre o Festival Book Trailer, confira as produções de edições anteriores e outras atividades do projeto Fome de Ler clicando aqui.
Texto: Mariana Viegas
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas