Mês do Meio Ambiente 08/06/2016 19:48
Attico Chassot despertou alunos para a construção de um mundo mais justo
Palestra integra o Mês do Meio Ambiente Ulbra
O Colégio Ulbra São João recebeu na manhã desta quarta-feira, 8 de maio, o especialista em Educação Attico Ignácio Chassot, que palestrou sobre Entendimento Global: Pensamento Complexo para a Sustentabilidade. O evento compõe as atividades do Mês do Meio Ambiente Ulbra e o tema tangencia o eixo norteador da Rede de Escolas.
Chassot ressaltou a indissiociabilidade entre Direitos Humanos e o Desenvolvimento Sustentável e provocou os alunos do Ensino Fundamental Anos Finais à uma reflexão acerca da participação feminina na ciência e urgência de ações pela igualdade de gênero, um dos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, que têm sido trabalhados em atividades pedagógicas da Rede de Escolas. Antes, discorreu sobre as razões sócio-históricas da ciência ser masculina, com base no livro de sua autoria A Ciência é Masculina? É, sim senhora, já na 7ª edição
"Menina, seja curiosa! Menino, seja curioso! Quem não é curioso não vai adiante. O que nós, como homens e mulheres, faremos para construir um mundo mais justo? Não podemos pensar nisso somente no Mês do Meio Ambiente, deve ser um exercício diário. Não se vem à escola para absorver conteúdos. Os estudantes frequentam a escola para receber uma educação que forme pessoas que tornem o mundo mais justo", encorajou Chassot, que promoveu um encontro de despertar para a construção de um conhecimento que humaniza e fomenta o pensamento crítico.
Attico Ignácio Chassot é químico e doutor em Educação pela UFGRS, ex-diretor da Faculdade de Química da UFRGS, ex-diretor do Colégio Israelita, professor titular aposentado da UFRGS. Possui experiência de 55 anos no magistério, tendo lecionado na Universidade de Alborg na Dinamarca, na PUCRS, no Centro Universitário Metodista e na Ulbra.
A atividade foi organizada pelo coordenador Pedagógico da Diretoria de Educação Básica da Aelbra,Guy Barros Barcellos, pela Supervisora Escolar, Camille Jacques e pela diretora Rosa Moreira Gonzales.
Caren Moraes
Jornalista - Mtb 11.772