02/07/2009 15:09
- ULBRA SãO JERôNIMO
Aula prática culmina em achado científico
As atividades nos afloramentos fossilíferos na região central do Estado foram conduzidas pelo paleontólogo Sergio Cabreira e pelo zoólogo Diego Jung, com objetivo de gerar desenvolvimento do conhecimento teórico-prático dos alunos das diversas Unidades da ULBRA envolvidas no processo.
Após visitar dois importantes afloramentos fossilíferos (Período Triássico entre 245 - 200 milhões de anos atrás), e encontrar alguns fragmentos interessantes - como um úmero (osso do braço) de um dicinodonte (animal herbívoro relacionado aos mamíferos, atualmente extinto), alguns fragmentos de ossos, escamas de peixes e dentes de carnívoros extintos, o grupo dirigiu-se para uma área onde anteriormente houve uma importante descoberta. Enquanto os professores Cabreira e Lúcio da Silva (do Setor de Paleontologia, curso de Biologia de Cachoeira do Sul) coletavam alguns fragmentos de ossos, o técnico do Museu de Ciências Naturais da ULBRA Canoas, Eduardo Coelho, encontrou diversos pequenos fragmentos fósseis, que acreditou serem importantes e alertou o paleontólogo Cabreira que iniciou a retirada do material. Mais tarde este se revelou como parte do osso dentário, com dentes articulados, em excelente estado de conservação. Pelo entusiasmo dos paleontólogos, a turma compreendeu que se tratava de um importante achado.
Cabreira relata sobre a importância do achado: "Trata-se de um cinodonte raramente encontrado no Rio Grande do Sul, provavelmente um Prozoostrodon, um achado muito importante". Prozoostrodon é um pequeno animal relacionado aos mamíferos, com tamanho semelhante a um rato grande. Após sua descoberta, restos desse animal nunca mais haviam sido encontrados.
O material será preparado no Setor de Paleontologia de Cachoeira do Sul e exposto no Museu de Ciências Naturais de ULBRA Canoas. O espécime será estudado por uma equipe multidisciplinar, incluindo os professores envolvidos na aula que culminou em achado científico.
Participaram das atividades os professores Dilma Machado, Lucio Roberto da Silva, Sergio Furtado Cabreira, do curso de Biologia de Cachoeira do Sul; Diego Jung e Rubens Gehlen, do curso de Biologia dos campi Canoas e Gravataí; Eduardo Coelho, técnico do Museu de Ciências Naturais da ULBRA Canoas; Luciano Garske, colaborador do Setor de Paleontologia do campus Cachoeira do Sul; os alunos Ângela Michelotti, de Cachoeira do Sul; José Soares Jr., Liana Korschner, Michele Fraga, Miriam Borba, Pedro Silva, Rodrigo Cavalcante, Tiago da Silva, Vanderlei Müller, de Gravataí; Letícia Bisogin, Natalie Werner e Paulo Roth, de Canoas.
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
20
NOV2ª EDIÇÃO Arena de Negócios cumpre seu propósito de estimular a economia regional -
19
NOVDESENVOLVIMENTO REGIONAL Empresas e Entidades apresentam projetos a gestores municipais -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024
Últimas notícias
-
18
NOVEDIÇÃO REGIONAL Ulbra sedia XXll Olimpíadas das Apaes da Região Carbonífera -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
12
NOV2ª EDIÇÃO Arena de Negócios: cinco painelistas abordam novas perspectivas de mercado