Erwin Francisco Tochtrop Júnior
Formação continuada melhora o intelecto e nossas vidas
Desafios e perspectivas da pós-graduação
Novas perspectivas apontam para a área de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação. Com isso, surgem desafios que vem para somar no desenvolvimento da formação continuada. É sobre isso e as ações que estão sendo implantadas para o fomento e a qualificação dos cursos Stricto e Latu Sensu, que o pró-reitor adjunto trata na entrevista abaixo.
Perfil - Natural de Porto Alegre, Erwin Francisco Tochtrop Júnior ocupava a função de coordenador dos cursos de graduação em Engenharia Ambiental e tecnólogo em Gestão Ambiental desde 1997. É professor e pesquisador, leciona na graduação e na pós-graduação. É presidente da Associação Brasileira de Engenharia Ambiental e integra o conselho do Banco de Resíduos da Fundação Gaúcha de Bancos Sociais.
Exerceu o cargo de pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação na ULBRA de 2009 a 2013.
Quais são os principais desafios da Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação dentro do novo contexto da ULBRA?
Sob esse aspecto, e com a adesão ao PROIES, nós buscamos a fidelização dos acadêmicos da graduação, proporcionando uma formação continuada através do aumento da oferta de cursos de pós-graduação Lato Sensu nas modalidades presencial e EAD. Os Programas Stricto Sensu (mestrado e doutorado) proporcionam aos acadêmicos, junto com seus orientadores, a geração do conhecimento científico como um produto a contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade brasileira, bem como para o desenvolvimento do país. Na inovação, vamos consolidar o conceito ULBRATECH, que tem colocado a ULBRA entre as universidades que incentivam a inovação tecnológica e a transferência de tecnologia, oportunizando aos seus docentes e discentes a construção desse novo modelo no processo ensino-aprendizagem. A pesquisa se desenvolve como um processo inerente ao ensino e à extensão. Não podemos dissociá-la do processo ensino-aprendizagem, pois é por meio dela que avançamos no conhecimento, gerando resultados para que a engrenagem do desenvolvimento não pare.
Como essas ideias estão sendo concretizadas?
A Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação vem concretizando suas ações ao estimular, na Pós-graduação Lato Sensu, a oferta de cursos, cuja demanda vem do mercado profissional e da vocação regional de cada unidade, mantendo um canal de comunicação com o público interessado. Na Pós-graduação Stricto Sensu buscamos flexibilizar a forma de oferta do curso com o objetivo de minimizar as assimetrias regionais e a captação de bolsas dos órgãos de fomento. Na pesquisa e inovação, a participação de editais específicos dentro das áreas de excelência que a Universidade possui, permite também a atualização constante dos laboratórios, onde podemos citar, por exemplo, o novo laboratório do curso de Engenharia Mecânica em Canoas.
O que a Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação tem a dizer especialmente aos docentes?
Dentro deste novo contexto da Universidade, estimulamos a retomada e o crescimento, uma vez que a pesquisa produz conhecimento, retroalimenta o ensino e impulsiona o desenvolvimento com a inovação. Nesse aspecto, estamos construindo linhas de atuação, identificando grupos com perfil investigativo para fortalecê-los e, assim, qualificar cada vez mais a nossa ULBRA, por meio do corpo docente.
E nesse aspecto, qual é a perspectiva para o ano de 2013?
Neste ano estamos no fechamento do processo de avaliação trienal (2010-2012) dos programas de pós-graduação stricto sensu, pela CAPES. Tenho certeza que em dezembro estaremos comemorando resultados que são frutos da política de valorização da pós, da pesquisa e da inovação que estamos trabalhando desde 2009.
Tags
Notícias relacionadas
-
16
SETSOS Vale do Taquari Ulbra e comunidade captam mais 6 toneladas de doações ao Vale do Taquari -
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke -
02
JUNUlbra em Festa Comemoração dos 33 anos iniciou com música e bolo para os alunos -
01
JUNJunto à Comunidade Ulbra São Jerônimo completa 33 anos de história
Últimas notícias
-
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado