Visita institucional
Diretoria da Ulbra se reúne com governador Eduardo Leite no Piratini
Acolhimento aos desabrigados pela enchente de maio foi pauta do encontro

Integrantes da direção da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) estiveram, nesta quinta-feira (3/4), no Palácio Piratini para uma reunião com o governador do Estado, Eduardo Leite. O encontro contou com a presença do vice-presidente da Aelbra, mantenedora da Universidade, Antônio Carlos Romanoski; do diretor Jurídico, João Pedro Melke; do reitor da Ulbra RS, Adriano Chiarani; do superintendente de EAD e Educação Continuada, Carlos Lenuzza; e do diretor de Relações Institucionais, Ruy Irigaray.
Na ocasião, o governador foi convidado para participar de um evento alusivo ao primeiro ano da maior tragédia já vivida no Estado. "Vozes da Enchente" irá relembrar e homenagear os esforços empreendidos durante os 64 dias em que a Ulbra serviu como abrigo na enchente. No campus Canoas, cerca de 8 mil pessoas desalojadas e 3 mil animais foram acolhidos. O Hospital Veterinário realizou mais de 1,5 mil atendimentos, incluindo o cavalo Caramelo, que se tornou um símbolo da resiliência dos gaúchos e foi adotado pela Ulbra.
Para o governador, a reunião foi uma oportunidade de, quase um ano depois, refletir sobre o trabalho desempenhado pela Universidade. "Nos transporta para aquele momento, aquela semana tão difícil e tensa. A Ulbra foi um exemplo de entrega, apoio, solidariedade e não esperou para perguntar qual era a estrutura que o Estado ia conseguir prover. A Ulbra se inseriu de uma maneira exemplar e admirável, cumprindo o seu papel como instituição feita a partir das pessoas, e todas elas se engajaram fortemente num processo de apoio a quem mais foi impactado", afirmou Leite.
O momento de crescimento vivido pela Instituição também esteve na pauta do encontro. O vice-presidente Antônio Carlos Romanoski reforçou que a Ulbra venceu a Recuperação Judicial e hoje é uma Instituição financeiramente saudável. "Somos a maior universidade privada do Rio Grande do Sul e uma das maiores do país", afirmou.
O diretor Jurídico, João Pedro Melke, colocou a Instituição à disposição do Governo do Estado para auxiliar a solucionar problemas em áreas fundamentais. "A mesma eficiência que o Estado está tendo na Segurança Pública, que é motivo de orgulho, queremos auxiliar para que tenha nas áreas da Saúde e Educação, atacando os principais gargalos na saúde e o analfabetismo", destacou.
De acordo com o reitor da Ulbra no Rio Grande do Sul, Adriano Chiarani, a reunião ainda serviu para evidenciar ao governo do Estado o novo momento que a Instituição vive. "Além deste convite, tivemos a oportunidade de mostrar ao governador o quanto a nossa Instituição está se desenvolvendo, com a abertura de novos cursos e novas áreas, como também recursos técnicos para que a população do Rio Grande do Sul esteja melhor preparada para os novos tempos que estamos vivenciando", declarou Chiarani.
Este ponto foi destacado pelo governador, que ressaltou a importância de prosseguir com a parceria entre a Universidade e o poder público para o avanço da educação e da inovação no Estado. "Tenho certeza de que esse trabalho próximo entre o Governo e a Ulbra vai render bons frutos", concluiu.
Além do governador, a comitiva foi recebida pelo chefe da Casa Civil adjunto, Gustavo Paim; pela secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stulp; e pelo chefe da Casa Militar e Defesa Civil, Luciano Boeira.
Marcelo Monteiro
Assessoria de Comunicação Ulbra
Tags
Notícias relacionadas
-
11
OUTReconhecimento Assessoria de Comunicação da Ulbra é indicada ao Prêmio ARI -
04
JULRecomeço Depois de dois meses, últimas famílias deixam abrigo na Ulbra -
17
JUNRecomeço Palavras de gratidão se revelam em lousas após acolhidos deixarem campus -
05
JUNArte pela solidariedade Orquestra da Ulbra realiza concerto solidário na Comunidade São Lucas
Últimas notícias
-
04
ABRFormação para o futuro Ulbra dá início ao programa de formação de novos programadores -
03
ABRMaior abrigo do RS Ulbra recebe troféu de Embaixador da Reconstrução do Rio Grande do Sul -
28
MARULBRA parceira da Alfabetização Recomposição das Aprendizagens busca integração com comunidades locais -
28
MARFuturo da educação Visita da Ulbra à escola referência em Ensino Técnico traz perspectivas