Maior abrigo do RS
Ulbra recebe troféu de Embaixador da Reconstrução do Rio Grande do Sul
Honraria foi concedida pelo trabalho prestado durante as enchentes

A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) recebeu, na quarta-feira (2/4), o Troféu Alma Gaúcha. A honraria foi entregue pela Federação das Empresas de Logística e Transporte de Cargas do Rio Grande do Sul (Fetransul) ao reitor Adriano Chiarani. O prêmio de Embaixador da Reconstrução do Rio Grande do Sul é um reconhecimento às instituições e empresas que se destacaram pelo serviço prestado durante as enchentes que atingiram o Estado em maio de 2024.
Durante a maior catástrofe da história do Rio Grande do Sul, o campus Canoas se tornou epicentro da tragédia. À época, a Ulbra acolheu 8 mil pessoas desalojadas de suas casas e 3 mil animais, com cerca de 1,5 mil atendimentos realizados no Hospital Veterinário. Entre eles, o cavalo Caramelo, que virou símbolo da resiliência dos gaúchos e foi adotado pela Universidade.
Para o reitor da Ulbra no Rio Grande do Sul, Adriano Chiarani, a homenagem expressa gratidão não apenas à Universidade, mas também a todos os voluntários que fizeram parte da corrente de empatia que se formou por toda a Rede Ulbra de Educação. "Entre colaboradores administrativos e professores, e também voluntários de Norte a Sul, Leste e Oeste do nosso país, que estiveram conosco em nosso abrigo, acolhendo 8 mil pessoas, mais de 3 mil animais, durante 64 dias. Esse troféu aqui representa esse carinho a nós que batalhamos diariamente em prol de acolher essas pessoas", comentou Chiarani.
O presidente da Fetransul, Francisco Cardoso, ressaltou o destaque que a Ulbra teve pelo seu papel de acolher as vítimas da enchente. "Então hoje o momento era não só de reconhecer, mas inspirar. E como é uma universidade e nós temos muitos jovens lá, é uma oportunidade nesse reconhecimento da Ulbra, do reitor, dos colaboradores que estiveram presentes, mas também de estender a todos os alunos que lá estão e os futuros, que ainda passarão por lá", expressou Cardoso.
Também agraciado na cerimônia, o secretário estadual de Transportes e Logística, Juvir Costella reconheceu o trabalho da Ulbra e como a Universidade deixou duas portas abertas. "A Ulbra tem sido parceira, não apenas nos momentos difíceis, e ela nunca precisou ser chamada. Ela se colocou à disposição. O voluntariado no Estado do Rio Grande Sul é uma demonstração de alma gaúcha. Esse é o verdadeiro troféu que a gente retribui à sociedade gaúcha", disse Costela.
Segundo a Fetransul, a Ulbra demonstrou "um compromisso exemplar com a solidariedade e o auxílio humanitário, mobilizando sua estrutura, seus profissionais e sua comunidade acadêmica para oferecer suporte às vítimas". A instituição também destacou o papel multiprofissional do acolhimento prestado pela Ulbra. Além da disponibilização da estrutura física como abrigo, também foram prestados atendimentos médicos, psicológicos, alimentação e apoio logístico.
Marcelo Monteiro
Assessoria de Comunicação Ulbra
Notícias relacionadas
-
04
ABRFormação para o futuro Ulbra dá início ao programa de formação de novos programadores -
03
ABRVisita institucional Diretoria da Ulbra se reúne com governador Eduardo Leite no Piratini -
28
MARULBRA parceira da Alfabetização Recomposição das Aprendizagens busca integração com comunidades locais -
28
MARFuturo da educação Visita da Ulbra à escola referência em Ensino Técnico traz perspectivas
Últimas notícias
-
28
MARConquistando o mundo Programa de Intercâmbio da Ulbra tem inscrições abertas até 10 de abril -
26
MARCONVÊNIOS CORPORATIVOS Ulbra firma parceria com Lojas Lebes -
25
MARSAÍDA DE CAMPO Alunas de Medicina visitam ambientes em que farão estágios na graduação -
25
MARCultura para todos Orquestra de Câmara da Ulbra abre temporada 2025 com Domingo Clássico