MOBILIDADE ACADÊMICA
Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal
Universidade tem convênio com mais de 50 Instituições em 20 países
Helena Martins, aluna do 6º semestre do curso de Psicologia da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) em Canoas, está vivenciando uma valiosa oportunidade de realizar um intercâmbio na Universidade Fernando Pessoa, localizada na cidade do Porto, em Portugal. A possibilidade veio por meio do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (PMAI), que oferece a chance de estudar em mais de 50 instituições em 20 países distribuídos pela América do Sul, América do Norte e Europa, com os quais a Ulbra tem convênio.
O principal motivo da escolha de Helena foi o idioma. "A proximidade da língua facilita a comunicação", explica a aluna, por telefone. Para ela, essa experiência é profundamente enriquecedora. "Aqui é lindíssimo! Me apaixonei pela arquitetura, apesar de ter passado pelo outono e inverno de Portugal e não ter conseguido ver tantos dias de sol. É muito bonito ver tudo com outro olhar, tanto academicamente quanto pessoalmente", destaca.
No intercâmbio é possível cursar disciplinas, realizar estágios, participar de projetos de extensão e pesquisa, além de ter a oportunidade de expandir os conhecimentos e aprimorar diversas habilidades, permitindo que os estudantes estabeleçam uma rede de contatos internacionais, o que pode ser um diferencial no mercado de trabalho globalizado.
Ampliando a visão de mundo
"Acredito que o intercâmbio ampliou minha visão de mundo, me mostrou a minha capacidade de lidar com diferentes culturas e com desafios que podem vir, o que na Psicologia, seja em sala de aula seja em consultório, é necessário quando lidamos com pessoas diferentes. Isso, sem dúvidas, gera um impacto antes mesmo de retornar ao país", ressalta Helena.
Em Portugal desde setembro, a aluna retorna para o Brasil no final de janeiro, após cursar as disciplinas de Modelos e Métodos de Intervenção Psicológica, Psicologia Clínica e da Saúde, Psicologia da Educação, Psicologia Positiva, Psicologia do Desporto e Avaliação Psicológica da Criança e Adolescente.
"É preciso sair da ilha para ver a ilha. Não nos vemos se não saímos de nós. Essa frase reflete o que acontece enquanto estamos no intercâmbio. Quando saímos da nossa zona de conforto para explorarmos coisas novas, conseguimos enxergar a nós mesmos e o lugar de onde viemos de forma mais ampla e consciente. É uma experiência que desafia os limites, e o aprendizado vai além da sala de aula. Por isso, incentivo a todos a permitirem-se sair da ilha e descobrir as possibilidades que existem por aí!", afirma Helena.
Oportunidade de crescimento pessoal e profissional
O programa de mobilidade acadêmica da Ulbra é oferecido a todos os alunos da graduação e da pós-graduação das diferentes áreas do conhecimento. Para participar, é preciso atender a alguns requisitos, como estar matriculado na graduação ou pós-graduação, ter um bom desempenho nas disciplinas (coeficiente acima de 7), ter pelo menos 30% do curso concluído e não mais que 80%, e comprovar proficiência no idioma exigido pela instituição de destino.
O processo seletivo é composto por duas etapas: análise dos requisitos pela Ulbra e candidatura à universidade conveniada. Caso aprovado, o aluno deve enviar documentos como passaporte e seguro-saúde internacional, além de manter vínculo com a Ulbra durante o período de intercâmbio.
Conforme a Diretoria de Relações Internacionais da Ulbra, setor responsável por orientar e promover a política de internacionalização, estudar fora é um marco na vida de quem busca ampliar suas perspectivas profissionais e pessoais, mas também exige organização e compromisso. Além dos custos com passagens e hospedagem, o aluno deve estar atento ao cumprimento dos prazos e exigências. Ao retornar, é necessário enviar os certificados e históricos acadêmicos para validar as disciplinas cursadas.
Novo edital
A Ulbra possui dois editais anuais para os alunos que desejam realizar intercâmbio. O primeiro deste ano abre no dia 10 de março. Para conhecer as universidades conveniadas e obter mais informações, acesse o site.
Thamiriz Amado
Assessoria de Comunicação Ulbra
Notícias relacionadas
-
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024
Últimas notícias
-
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado