QUALIDADE DE ENSINO
Administração e Direito mantêm excelência em avaliações do MEC
Resultados demonstram qualidade dos cursos para a Região Carbonífera
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta terça-feira (2/04), os resultados dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2022 e, mais uma vez, a Ulbra São Jerônimo comprova a qualidade da educação oferecida aos acadêmicos da Região Carbonífera e se destaca nas notas alcançadas pelos cursos de Administração e Direito. Ambos receberam nota 4, numa escala que vai de 1 a 5.
Entre os índices avaliados estão o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que integram o conjunto de procedimentos e instrumentos avaliativos previstos na Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que completa 20 anos neste mês de abril. O Conceito Enade, que também faz parte desta cesta de indicadores, foi divulgado em outubro do ano passado e os dois cursos também alcançaram nota 4.
EVOLUÇÃO DOS CURSOS
O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) é um indicador que busca mensurar o valor agregado pelo curso, ao considerar os resultados dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), ao fim da graduação, e o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dos mesmos estudantes quando eram ingressantes na Educação Superior.
Em comparação com a avaliação anterior, em 2018, o curso de Direito evoluiu da nota 3 para nota 5, e o curso de Administração, de 3 para 4, o que demonstra a contínua qualificação dos cursos.
--- A conquista da nota máxima pelo Curso de Direito da Ulbra São Jerônimo demonstra nosso empenho na melhoria contínua do conteúdo ministrado e a maneira com que ele é compartilhado. O empenho dos alunos e o método de ensino demonstram que estamos formando profissionais altamente capacitados para o mercado de trabalho e pesquisa. Ao aumentar a nota de 3 para 5 no IDD, comprovamos a qualidade de ensino e que estamos percorrendo o caminho certo, estando entre as melhores faculdades de Direito do Brasil --- salienta o coordenador do curso de Direito, professor mestre Eduardo Kucker Zaffari.
Já o Conceito Preliminar de Curso (CPC) combina diferentes aspectos, como desempenho dos estudantes; valor agregado pelo curso; corpo docente; e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo.
Em relação a este índice, o curso de Direito evoluiu da nota 3 para nota 4, enquanto que o curso de Administração manteve a nota 4 nas duas últimas análises.
--- Permanecemos com ênfase em áreas de desenvolvimento regional como Gestão da Empresa Familiar, Administração do Terceiro Setor, Consultoria Empresarial, entre outros, que são áreas extras à matrícula curricular convencional, nos diferenciando dos demais cursos ofertados na preparação para o mercado de trabalho e auxílio aos empreendedores. Isso resultou na manutenção da pontuação 4 no CPC, ratificando a qualidade do curso de Administração da Ulbra São Jerônimo --- conclui o coordenador, professor mestre Álvaro Werlang.
Notícias relacionadas
-
20
NOV2ª EDIÇÃO Arena de Negócios cumpre seu propósito de estimular a economia regional -
18
NOVEDIÇÃO REGIONAL Ulbra sedia XXll Olimpíadas das Apaes da Região Carbonífera -
12
NOV2ª EDIÇÃO Arena de Negócios: cinco painelistas abordam novas perspectivas de mercado -
06
NOVNovo Jeito Ulbra de Ser Professores e técnicos-administrativos participam de capacitação
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVDESENVOLVIMENTO REGIONAL Empresas e Entidades apresentam projetos a gestores municipais -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes