FUTURO DA CONSTRUÇÃO NAVAL
Retomada da indústria naval é tema de seminário em novembro
Campus promove encontro com frentes parlamentares Estadual e Federal
Dando continuidade ao projeto de retomada da indústria naval na Região Carbonífera, a Ulbra São Jerônimo promove, no dia 13 de novembro, seminário envolvendo as frentes parlamentares Estadual e Federal e demais atores envolvidos no processo. A data foi confirmada em reunião com o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Naval Brasileira, deputado estadual Miguel Rossetto, ocorrida nesta quinta-feira (26/10), na Assembleia Legislativa.
De acordo com o coordenador do curso de Engenharia de Produção da Ulbra São Jerônimo, prof. Me. Cléber Fernando Homem, no seminário serão discutidos o estado atual e as perspectivas de futuro para a construção naval na Região Carbonífera, em uma reunião de trabalho com os principais atores deste segmento.
- O objetivo é trocar ideias sobre as tendências e os cenários que este segmento vai ter no Brasil, a partir de um ponto de vista de fora para dentro, junto a nossa percepção de como a região pode se preparar para aproveitar isso, para que, num segundo momento, então, seja feita a aproximação com os clientes que efetivamente demandam os produtos da região -- explica o coordenador, que participou da reunião representando a Ulbra São Jerônimo.
O que será discutido
No seminário, as frentes parlamentares Estadual e Federal irão ouvir a região, empresas, poder público e movimentos sociais que estão envolvidos no processo, e apresentar o que têm enquanto governo para ver o que a Região Carbonífera possui e o que é preciso ser feito para desenvolver e melhorar sua competitividade para que, quando saírem os editais, realmente esteja apta a disputar esse mercado.
- Por exemplo, não existe mais a Lei do Conteúdo Nacional, isso caiu, essa legislação foi extinta. Então, hoje, não tem nenhuma segurança para a indústria nacional de que ela vai ter participação nas plataformas . Isso é uma demanda? Isso é importante? Vamos retomar? Não vamos? Tem que fazer essa discussão. Então, o foco principal deste encontro são questões relacionadas à formação de pessoal, políticas realmente voltadas ao setor produtivo, como linhas de crédito, financiamentos, infraestrutura, o que é preciso movimentar para que a indústria se torne competitiva, para que a região possa disputar este mercado -- finaliza Cléber Fernando Homem.
Em setembro deste ano, o deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT/RS), autor de proposta para desenvolver e expandir a indústria naval gaúcha, conheceu detalhes do Arranjo Produtivo Local (APL) do antigo Polo Naval do Jacuí de Charqueadas. A apresentação ocorreu em encontro promovido na Ulbra São Jerônimo, que contou com representações políticas do partido na região.
Já em outubro, representantes de empresas da região se reuniram na Ulbra São Jerônimo para discutir a retomada da construção naval a partir do setor metal mecânico da Região Carbonífera. Na oportunidade, participaram representantes das empresas BM Araújo, Promarc e Metasa.
Notícias relacionadas
-
19
NOVDESENVOLVIMENTO REGIONAL Empresas e Entidades apresentam projetos a gestores municipais -
15
JULJUNTO À COMUNIDADE Equipe diretiva participa de entrevista na rádio Gazeta do Jacuí -
18
OUTR$220 BILHÕES DE INVESTIMENTOS Ulbra reúne empresas da região para discutir retomada da indústria naval -
19
AGOINCENTIVO AO ENSINO SUPERIOR Diretoria do SIMTRI propõe parceria ao campus
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
20
NOV2ª EDIÇÃO Arena de Negócios cumpre seu propósito de estimular a economia regional -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
18
NOVEDIÇÃO REGIONAL Ulbra sedia XXll Olimpíadas das Apaes da Região Carbonífera