R$220 BILHÕES DE INVESTIMENTOS
Ulbra reúne empresas da região para discutir retomada da indústria naval
Universidade visa preparar setor produtivo local para abertura de editais
Nesta quinta-feira (19/10), a Ulbra São Jerônimo promove um encontro de representantes de empresas da região com o objetivo de discutir a retomada da construção naval a partir do setor metal mecânico da Região Carbonífera.
A Ulbra São Jerônimo, em uma aproximação com o Congresso Nacional e a Assembleia Legislativa gaúcha, através das frentes parlamentares de apoio à construção naval, está tratando da reorganização das empresas da região, e dos demais entes que fazem parte do sistema produtivo local, na tentativa de qualificá-los e prepará-los para uma série de editais que serão lançados no próximo ano. O valor estimado dos investimentos é de cerca de R$ 220 bilhões em iniciativas da Petrobras, Transpetro e da Marinha do Brasil.
- Neste primeiro momento, um grupo de empresas vai se reunir para identificar quais são as suas necessidades no ponto de vista de formação de recursos humanos, acesso a crédito para infraestrutura e a própria infraestrutura da região para garantir a movimentação de cargas de produtos que serão fabricados e comercializados a partir da região. Também (serão discutidas) questões relacionadas ao conjunto de obras, aquisição de máquinas, equipamentos e tecnologias que serão necessárias --- diz o professor Cléber Fernando Homem, coordenador do curso de Engenharia de Produção da Ulbra São Jerônimo.
O coordenador destaca, ainda, a necessidade de formação de redes de integração das diferentes empresas para atender à demanda de grandes volumes da indústria naval.
- Temos convicção de que nenhuma empresa conseguirá acessar esses editais individualmente. A região só terá chance a partir do momento que um conjunto de empresas se unir para prestar esses serviços, cada uma dentro da sua especialidade -- completa o coordenador.
Segundo ele, em uma próxima etapa, as discussões deverão ser ampliadas para a área educacional e formação de recursos humanos; para os poderes públicos locais para tratar das infraestruturas; para os agentes de crédito financeiro; com as agências de fomento à inovação e tecnologia, entre outros, para identificar a partir do epicentro, que é as empresas, outros parceiros que podem contribuir para esse processo.
- A intenção é chegar até o final do ano com a realização de um evento técnico na Ulbra são Jerônimo, com a participação dos principais atores nacionais, que vão desde BNDES, Petrobras, Marinha, Transpetro, assim como as grandes empresas nacionais, como a Ecovix, Toyo Setal, e as nossa empresas da região, no intuito de tirarmos um documento referencial para a região, que sirva de sinalizador para os governos e para os demais agentes, do que nós precisamos desenvolver aqui e iniciarmos um plano de trabalho com vistas a nos prepararmos para esse novo momento da construção naval que está se avizinhando -- conclui o coordenador.
Notícias relacionadas
-
19
NOVDESENVOLVIMENTO REGIONAL Empresas e Entidades apresentam projetos a gestores municipais -
15
JULJUNTO À COMUNIDADE Equipe diretiva participa de entrevista na rádio Gazeta do Jacuí -
27
OUTFUTURO DA CONSTRUÇÃO NAVAL Retomada da indústria naval é tema de seminário em novembro -
19
AGOINCENTIVO AO ENSINO SUPERIOR Diretoria do SIMTRI propõe parceria ao campus
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes