Sarau das Nações
14° Sarau das Nações movimentou o campus
Contemplando depoimento inédito e palestra sobre a influência espanhola
Na segunda-feira, dia 02, aconteceu o 14° Sarau das Nações - Educação, Arte e Cultura, tendo como tema principal A Imigração Espanhola na Sociedade Gaúcha: influências e contribuições. O evento ocorre anualmente, organizado pela Diretoria de Relações Internacionais da mantenedora da Ulbra, com o intuito de divulgar para a comunidade acadêmica e a comunidade alguns aspectos culturais dos países que sediam universidades conveniadas.
Nesta edição, o país homenageado foi a Espanha, pois o ano de 2023 marca os 50 anos da morte de um dos maiores artistas do século XX, Pablo Picasso. Nascido em 1881, na cidade espanhola de Málaga, sua genialidade se manifestou em uma variedade de estilos e técnicas ao longo de sua prolífica carreira, assim como foi um agente de mudança social e político. Por meio de suas criações, ele abordou temas como a injustiça social, a opressão e a luta pela liberdade.
A cerimônia foi iniciada com uma admirável apresentação de dança, demonstrada pela aluna do curso de Direito, Thayssa Chaves, e seu peão Luis Felipe Pflugrad, os quais também encerraram a noite representando o CTG Província de São Pedro da cidade de Tapes.
O momento contou com a transmissão de um relato emocionante da Sra. Amélia Martins Rafaelli, 88 anos, uma das mais antigas integrantes do Grupo Ulbra Terceira Idade -- Ulbrati; filha de imigrantes espanhóis, ela aceitou o convite do Pastor Peterson Douglas Machado e contribuiu com o Sarau por meio de um depoimento sobre suas origens, no qual ressaltou a importância de perpetuar valores e respeitar os pais e avós.
O evento, que foi apreciado por acadêmicos dos cursos de Direito, Administração, Educação Física e Psicologia, contou com a presença de dois palestrantes conhecidos na casa, José Filipe Q. Nunes (diretor da instituição), Fernanda Campos (assessora de comunicação na Ulbra Guaíba), além do convidado Lucas Almeida, que compôs a mesa redonda abordando assuntos históricos e culturais desde o período das reduções jesuitas até os dias mais atuais, destacando aspectos nos quais a Espanha contríbuiu para a formação do Gaúcho - como somos.
A Ulbra Guaíba, considerando que está localizada há 33 anos em um município fortemente marcado por expressões culturais e símbolos tradicionalistas, ao passo que é conhecida como Berço da Revolução Farroupilha por ter sido marco da Guerra dos Farrapos, a Universidade sente-se honrada ao apresentar a temática citada, visando assim proporcionar um ambiente de troca de conhecimentos e experiências entre pesquisadores, professores, artistas e demais profissionais da área, a fim de promover a interdisciplinaridade e o enriquecimento mútuo.
Além disso, do dia 04 ao dia 11/11, a Ulbra estará com a exposição de arte "Mesmo que existente se não é visto, se não é sentido pela subjetividade de quem vê, pouco importa, a realidade objetiva, eis uma arte humanamente a mais verídica, a mais válida. O irreal e o impossível são viáveis desde que imaginados", que homenageia Pablo Picasso por meio da releitura de suas obras. Os artistas plasticos responsáveis pelas peças são os alunos da oficina PorArte Inclusiva da Associação das Pessoas com Necessidades Especiasi (APNE).
Quer conhecer o depoimento?
Então acesse: youtu.be/FsNa4Q95Dl4
Saiba mais Relações Internacionais da Ulbra em: ulbra.br/canoas/intercambio
Fernanda C. Campos - Assessoria de Comunicação Social
Alice Bittencourt - Auxiliar Administrativa
Notícias relacionadas
-
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
12
NOV2ª EDIÇÃO Arena de Negócios: cinco painelistas abordam novas perspectivas de mercado -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
08
NOVTECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Alunos apertam play no game das profissões do Ulbra Xperience 2024
Últimas notícias
-
06
NOVNovo Jeito Ulbra de Ser Professores e técnicos-administrativos participam de capacitação -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
04
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Alunos de Medicina da Ulbra ensinam práticas saudáveis em escola