Desenvolvimento Econômico
Ulbra apresenta APL do Polo Naval do Jacuí ao deputado federal Lindenmeyer
Carbonífera mostra potencialidade para retomada da indústria naval
Em visita à Região Carbonífera nesta quarta-feira (6/09), o deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT-RS), autor de proposta para desenvolver e expandir a indústria naval gaúcha, conheceu detalhes do Arranjo Produtivo Local (APL) do antigo Polo Naval do Jacuí de Charqueadas. A apresentação ocorreu pela manhã, em encontro promovido na Ulbra São Jerônimo, que contou com representações políticas do partido na região.
Inicialmente o diretor do Campus, prof. Dr. Rodrigo Baptista Moreira, mostrou um panorama geral da Ulbra São Jerônimo, com seu contexto histórico e perspectivas de futuro. Logo após, um breve relato mostrando recortes de informações e investimentos foram apresentados pelo prof. Me. Álvaro Werlang, representante do APL do Polo Naval do Jacuí e coordenador do curso de Administração.
"A partir de agora, com essa coleta de dados, tudo será analisado para que seja dito o que pode ser feito para possíveis contratações e quem deverá fazer o que com a retomada dos investimentos. Nós íamos fazer os pequenos componentes para enviar a Rio Grande, esse foi nosso projeto anterior. Agora ele (Lindenmeyer) vai analisar se nós temos novamente potencial de reaglutinar e entrar no novo programa da indústria oceânica", concluiu Werlang.
Lindenmeyer preside a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Indústria Naval, que deverá produzir, até o final do ano, um relatório para o governo federal retomar os investimentos no setor, que já chegou a gerar cerca de 100 mil empregos diretos no país, mas hoje opera abaixo da capacidade. O objetivo da Frente é propor e apoiar iniciativas públicas e privadas que contribuam para o desenvolvimento e expansão do setor, que foi duramente atingido pela Operação Lava Jato. O deputado quer envolver no debate sobre o tema os diversos segmentos empresariais, de trabalhadores, universidades e o setor público. Para ele, ampliar os investimentos públicos e privados no setor pode gerar milhares de novos empregos.
RETOMADA DE INVESTIMENTOS
Em maio deste ano, durante a visita ao Estaleiro Rio Grande, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, reafirmaram o compromisso da empresa em retomar os investimentos na indústria naval brasileira.
Para Lindenmeyer, o investimento na indústria naval já provou ser uma alternativa positiva para o país. Entre 2005 e 2018, foram erguidas mais de 350 embarcações e plataformas. Esses investimentos desenvolveram uma cadeia produtiva que envolveu setores como o siderúrgico, elétrico-eletrônico, madeireiro e mobiliário, químico, de transporte, maquinários, geração de energia e serviços. Os empregos no setor cresceram de 1.900, no ano 2000, para mais de 100 mil até 2014.
"Um bom debate com segmentos empresariais, trabalhadores, universidade e setor público para esclarecer sobre os potenciais de reativação do Polo, que é estratégico para o Estado, com possibilidade de novos investimentos e geração de milhares de empregos", concluiu o deputado Lindenmeyer.
Uma audiência pública está sendo organizada para debater o assunto.
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
20
NOV2ª EDIÇÃO Arena de Negócios cumpre seu propósito de estimular a economia regional -
19
NOVDESENVOLVIMENTO REGIONAL Empresas e Entidades apresentam projetos a gestores municipais -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024
Últimas notícias
-
18
NOVEDIÇÃO REGIONAL Ulbra sedia XXll Olimpíadas das Apaes da Região Carbonífera -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
12
NOV2ª EDIÇÃO Arena de Negócios: cinco painelistas abordam novas perspectivas de mercado