Trajetória de Superação
Rosângela Kuball da Silveira vence o Prêmio Histórias que Inspiram
Acadêmica foi anunciada durante Multiaula Magna do Direito
Um momento histórico conectou a vida de estudantes dos 12 cursos de Direito da Rede Ulbra de Educação Superior, mantida pela Aelbra. Na noite desta segunda-feira (28/8), um acadêmico de cada unidade foi agraciado com o Prêmio Histórias que Inspiram, concurso lançado em agosto, mês alusivo ao Dia do Advogado, com a proposta de conhecer a trajetória dos acadêmicos do curso de Direito, até chegarem à Universidade.
Na Ulbra São Jerônimo, a vencedora foi a acadêmica Rosângela Kuball da Silveira, que está no segundo semestre do curso, e concorreu com outros 12 alunos. Ela recebeu a premiação das mãos do presidente da Subseção de São Jerônimo da OAB/RS, Felipe da Silva Lima.
O anúncio ocorreu durante a Multiaula Magna, conectada simultaneamente pela internet em todos os campi da Ulbra no Brasil: Cachoeira do Sul, Canoas, Carazinho, Gravataí, Guaíba, Santa Maria, São Jerônimo, Torres (todos no RS), Itumbiara (GO), Manaus (AM), Palmas (TO) e Santarém (PA).
O concurso reuniu o total de 223 histórias e cada acadêmico vencedor foi agraciado com um tablet.
Na Ulbra São Jerônimo, a cerimônia foi realizada no auditório superior do Campus e contou com a presença do coordenador do curso de Direito, prof. Me Eduardo Kucker Zaffari, do diretor da Ulbra São Jerônimo, prof. Dr. Rodrigo Baptista Moreira, além de professores e alunos.
HISTÓRIA INSPIRADORA
Rosângela Kuball da Silveira é egressa do curso de História da Ulbra São Jerônimo. Residente em São Jerônimo, ela escolheu o curso de Direito como sua segunda graduação e está no segundo semestre do seu sonho de infância, tornar-se Bacharel em Direito.
Sua história é de resiliência e superação. Filha de pai analfabeto, casou jovem, com 14 anos, e foi impedida à época, pelo então marido, de estudar conforme o discurso machista que vigorava. Logo virou mãe e, para o sustento da família, durante 17 anos trabalhou como doméstica, em Porto Alegre.
Muito tempo afastada da escola, concluiu o ensino médio através do Enceja e, logo em seguida, realizou a prova do Enem, o que lhe possibilitou bolsa integral no ano de 2008.
Aos poucos, concluiu o ensino superior como aluna destaque de todas as licenciaturas e fez concurso público, assumindo como professora e diretora de uma escola no distrito de Morrinhos, enquanto também lecionava em uma escola estadual no município de Charqueadas, à noite. Nesse período percorria diariamente mais de 100 km de estrada de chão em seus deslocamentos.
Concursada no município de Arroio dos Ratos e diretora do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) em São Jerônimo, finalmente tem a possibilidade de realizar o sonho da menina pobre, que sempre foi cursar Direito na Ulbra São Jerônimo. Hoje, com orgulho de sua trajetória, caminha a passos largos para sua formação jurídica.
Segundo o coordenador do curso de Direito da Ulbra São Jerônimo, a história de Rosângela representa a grande maioria dos alunos que se dedicam aos estudos para a realização de um futuro melhor. "Estudar Direito em uma Instituição de referência como a Ulbra São Jerônimo, que tem nota máxima no MEC (nota 5), está ao alcance de todo interessado que pretende ter e dar uma perspectiva melhor para a sua família", concluiu o prof. Me. Eduardo Kucker Zaffari.
Tags
Notícias relacionadas
-
20
NOV2ª EDIÇÃO Arena de Negócios cumpre seu propósito de estimular a economia regional -
18
NOVEDIÇÃO REGIONAL Ulbra sedia XXll Olimpíadas das Apaes da Região Carbonífera -
12
NOV2ª EDIÇÃO Arena de Negócios: cinco painelistas abordam novas perspectivas de mercado -
31
OUTINCENTIVO AO ESPORTE Educação Física promove 2º Meeting de Atletismo Escolar
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVDESENVOLVIMENTO REGIONAL Empresas e Entidades apresentam projetos a gestores municipais -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes