Feira de Empresas
Living Lab conecta estudantes com mercado, vagas e estágios
Evento reúne agentes de integração e empresas de diversos segmentos
Empregabilidade, formação profissional, aproximação do mercado com a Universidade e desenvolvimento regional. Essas são as propostas do Living Lab Ulbra - Feira de Empresas e Empregabilidade, que iniciou hoje, 22, no campus da Ulbra Canoas e se encerra no dia 23 de agosto. Somente na manhã de hoje, cerca de 500 estudantes do ensino médio visitaram o campus e tiveram a oportunidade de participar de oficinas, palestras e atividades lúdicas dispersas em mais de 400 metros quadrados do térreo do prédio 16, da Universidade Luterana do Brasil, campus Canoas. Até amanhã espera-se que mais de 1.500 alunos do ensino médio visitem a feira. Estudantes da graduação também participam.
Os primeiros alunos das escolas de ensino médio da região metropolitana começaram a chegar por volta das 9h. A estudante Carolina da Silva Nunes, 18 anos, que frequenta o terceiro ano do ensino médio da Escola Cristo Redentor, acredita que o evento a ajude a tomar a decisão sobre o futuro profissional. "Nos últimos anos, a gente fica em um dilema sobre que carreira seguir. É importante estar aqui porque vemos coisas novas", completa. Brendha da Silva Marcelino, 18, entende que o Living Lab é uma forma de compreender melhor o mercado de trabalho. "Desde os 16 anos que fico pensando que profissão seguir. Em pouco tempo já fiz contatos com algumas empresas. É muito importante essa visibilidade pra mim", entende.
O aluno do terceiro ano do Colégio São João, de Canoas, Danilo Neto, 18 anos, já sabe o que deseja fazer no futuro. Quer cursar a graduação em Engenharia de Software na universidade. No entanto, disse que o Living Lab está permitindo conhecer outras áreas. "Essa feira é incrível. A gente consegue fazer network, conhecer pessoas novas e até mesmo perceber que tem outras possibilidades para a gente seguir a vida", reflete. O reitor da Ulbra RS, Thomas Heimann, diz que o evento é uma oportunidade para o estabelecimento de networking e para os estudantes planejarem o futuro profissional. "É um programa que permite que os estudantes possam fazer o planejamento de carreira, pensar no seu futuro. A questão da empregabilidade é fundamental hoje em dia e a Universidade está conectada com isso", afirma.
Entre as diversas atividades que fazem parte do Living Lab, estão a orientação profissional, oficinais de elaboração de currículos, rodas de conversa sobre carreiras e mercado com debates entre CEOs de grandes empresas, startups, professores e alunos. A coordenadora comercial de Convênios e Estágios da Ulbra, Fernanda Mattos Souza, explica que a intenção é oportunizar que os acadêmicos conheçam de modo mais aprofundado o mercado de trabalho que vão viver. "O objetivo é reunir a academia e o mercado para, cada vez mais, formarmos os profissionais que as empresas estão precisando", diz.
Programação
Hoje pela manhã a psicóloga Bianca Gaus falou sobre Inteligência Emocional e as habilidades necessárias para os profissionais do futuro. Hoje à noite, haverá um painel que discutirá a Empregabilidade nos tempos atuais. Estarão presentes a gerente de RH da Ambev, Carolina Magalhaes, e o diretor comercial da mesma empresa, Lucas Mendes. Estão participando do evento 15 empresas gaúchas e oito agências de integração.
O Living Lab Ulbra termina amanhã com debate sobre o mercado de trabalho e a universidade. Entre os painelistas estarão o reitor da Ulbra, Thomas Heimann, o consultor da Novembro 4 Comunicação, Fábio Di Renzo, o CEO da Creare, André Ribeiro, e a coordenadora de Marketing, também da Creare, Raquel Moreira. Participam ainda o CEO do CIEE-RS, Lucas Baldisserotto, o engenheiro da Gerdau Leonardo dos Santos e o estagiário do Tribunal de Justiça do Estado Nilson Silva dos Santos.
Sérgio Lima Lorenz
Jornalista
Marcelo Miranda
Jornalista - MTb. 6824
Notícias relacionadas
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes
Últimas notícias
-
10
DEZAproximação Ulbra Itinerante presente no Ensino Médio da região Carbonífera -
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra -
06
DEZATIVIDADE PRÁTICA Alunos de Medicina fazem primeira dissecção em cadáver humano -
06
DEZAPOIO À SEGURANÇA Ulbra homenageada durante a formatura de bombeiros