Políticas Públicas
Ulbra convidada a participar de projeto contra violência doméstica
Proposta é parceria no Centro de Referência à Mulher, em São Jerônimo
O diretor da Ulbra São Jerônimo, Rodrigo Baptista Moreira, recebeu na tarde desta quinta-feira (16/02) a primeira-dama do município de São Jerônimo, Cátia Barão, e a secretária Municipal de Assistência Social, Fernanda Zluhan, para conversar sobre a criação do Centro de Referência à Mulher "Florescer", previsto para ser inaugurado dia 8 de março no município. De acordo com Fernanda, buscar parceria com o campus é de extrema importância para a iniciativa.
"Nós buscamos referências em outros municípios e conhecemos projetos em que a parceria com uma universidade trouxe excelentes resultados. Este foi o motivo de termos procurado pela Ulbra São Jerônimo, que é a nossa referência no município e pode contribuir significativamente com o nosso projeto", esclarece a secretária.
O projeto visa promover a ruptura da situação de violência e a construção da cidadania por meio de ações globais e de atendimento interdisciplinar psicológico, social, jurídico, de orientação e informação à mulher em situação de violência.
"O problema da violência contra as mulheres não é isolado, envolve relações afetivas e econômicas, projetos de vida, vergonha, humilhação e sonhos partidos. O resgate da autoestima de mulheres vitimadas pela violência de gênero requer compromisso social, político e pessoal", ressalta a primeira-dama.
Novo encontro será marcado para firmar convênio entre as instituições, que prevê auxílio nas demandas do projeto, assim como a parceria para o desenvolvimento de atividades envolvendo as comunidades acadêmica e externa.
O encontro contou com a participação dos coordenadores Giovani Della Nina e Marjane Bernardy, dos cursos de Educação Física e Psicologia, e do coordenador do polo EAD, Jonathas Winck de Almeida.
O Centro de Referência Florescer será a estrutura essencial do programa de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher em São Jerônimo, uma vez que visa promover o papel de articulador dos serviços governamentais e não governamentais que integram a rede de atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade social, em função da violência de gênero.
Notícias relacionadas
-
16
FEVBOA NOTÍCIA Asfalto São Jerônimo-Arroio dos Ratos beneficiará alunos da Ulbra -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
13
OUTCULTURA Orquestra da Ulbra apresenta finalistas do Concurso Zola Amaro
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes