TROCA DE SABERES
3ª Maratona da Engenharia de Produção reuniu cerca de 100 participantes
Comunidade imergiu em uma verdadeira jornada empreendedora
Ressignificar os conhecimentos adquiridos e auxiliar no processo de desenvolvimento regional através da parceria com empreendedores locais foi a proposta da 3ª Edição da Maratona de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia promovida pelo Curso de Engenharia de Produção da ULBRA São Jerônimo.
Ao longo de três noites de evento, empresas, microempreendedores individuais, artesãos e organizações não governamentais participaram de uma verdadeira jornada empreendedora cujo propósito foi o desenvolvimento de soluções inovadoras para problemas de seu quotidiano. Além da troca de saberes e práticas, os participantes receberam orientação e apoio para aplicação de técnicas e ferramentas da engenharia de produção na resolução de problemas em seus empreendimentos.
- Se de um lado os professores e estudantes puderam aprender mais sobre os desafios enfrentados atualmente pelos empreendedores, qualificando ainda mais o processo de aprendizagem, de outro lado os empreendedores puderam verificar na prática como a utilização de saberes específicos da Engenharia de Produção podem contribuir para a otimização de seus processos e o consequente ganho de produtividade que, ao fim de tudo, resulta em maior faturamento e/ou lucratividade -- salienta Cleber Fernando Homem, coordenador do curso de Engenharia de Produção e responsável pelo evento.
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
A ideia de uma Maratona remete ao conceito de longa jornada, que exige resistência e resiliência dos participantes. E assim foi a 3ª Maratona, que contou com cerca de 100 participantes e o apoio dos cursos de Direito e Administração da ULBRA São Jerônimo, além da sala de Inovação IDEIA-LAB e do Grupo MARPA -- Marcas e Patentes, que subsidiaram os participantes com conhecimentos específicos de suas áreas de atuação.
-Eventos como a Maratona apresentam um enorme potencial de promoção do desenvolvimento regional, seja pela possibilidade de acelerar o processo de atualização tecnológica, benchmarking e, sobretudo, formação de redes ou networking. Se por um lado os empreendimentos eventualmente podem concorrer entre si localmente, também é verdade que juntos são mais fortes para concorrer com empreendimentos de outras regiões e ampliar seus mercados -- explica o coordenador sobre os resultados do evento promovido nos dias 9, 10 e 11.
Ainda segundo ele, como legado, a 3ª Maratona abriu caminho para que Trabalhos de Conclusão de Curso e outras atividades de pesquisa, extensão e ensino sejam desenvolvidas pelos alunos do curso de Engenharia de Produção com o propósito de atender demandas dos empreendimentos participantes.
- A 4ª edição da Maratona já está na "incubadora", com realização prevista para a metade de 2023, e deverá contar com ainda mais adesão dos empreendimentos locais - finaliza.
Notícias relacionadas
-
20
NOV2ª EDIÇÃO Arena de Negócios cumpre seu propósito de estimular a economia regional -
18
NOVEDIÇÃO REGIONAL Ulbra sedia XXll Olimpíadas das Apaes da Região Carbonífera -
12
NOV2ª EDIÇÃO Arena de Negócios: cinco painelistas abordam novas perspectivas de mercado -
31
OUTINCENTIVO AO ESPORTE Educação Física promove 2º Meeting de Atletismo Escolar
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVDESENVOLVIMENTO REGIONAL Empresas e Entidades apresentam projetos a gestores municipais -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes